segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Cata-móveis vai recolher utensílios domésticos em Vila Velha


Armários, geladeiras, sofás, cadeiras, rádio, televisão e outros utensílios domésticos serão recolhidos agora pela Prefeitura de Vila Velha.  Na terça-feira (26), a Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura lançará, às 10 horas, na Praça de Cobilândia, o projeto Cata-móveis. Daqui em diante, um caminhão baú vai recolher, gratuitamente, móveis e utensílios domésticos usados em Vila Velha.
Inicialmente, o Cata-móveis vai atender 54 bairros das regiões 1, 2 e 4.  Estas regiões foram escolhidas porque possuem um número maior de canais. A Prefeitura constatou que é grande o número de descarte deste tipo de material nos canais, o que contribui para os alagamentos. O projeto será ampliado no ano de 2014 para toda a cidade.
Serviço - O Cata-móveis deve ser solicitado na Ouvidoria Municipal, por meio do telefone 0800 2839059. Ao realizar o pedido, será agendado um dia e um horário para o recolhimento. O objeto recolhido será armazenado no galpão para avaliação técnica. Após esta avaliação, se o material recolhido for servível (em bom estado de conservação) será encaminhado para uma oficina de marcenaria onde será recuperado e depois encaminhado para doação. Os inservíveis serão levados para a Associação de Catadores ou para o aterro sanitário. 
Segundo o Secretário de Serviços Urbanos, a decisão de implantar o Cata-móveis nesta época do ano é devido ao aumento de móveis descartados. “Muitas pessoas aproveitam o fim do ano para comprar móveis e eletrodomésticos, e acabam descartando nas ruas ou nos canais colaborando com os alagamentos na cidade. Ao recolher e reaproveitar esses móveis usados vai gerar renda aos catadores, reduzir o envio de material ao aterro sanitário e reduzir o volume de materiais jogados em vias públicas e nos canais. O Cata-móveis contribui para a melhoria da qualidade de vida na cidade.”
Telefone - Além do telefone da Ouvidoria 0800 283 9059, o Cata-móveis também poderá ser solicitado no prédio da Prefeitura de Vila Velha, em Coqueiral de Itaparica, ou pelo site http://ouvidoria.vilavelha.es.gov.br. Os materiais que poderão ser recolhidos são armários, geladeiras, sofás, cadeiras, rádio, televisão, computador, mesa, fogão, cama, ou outro tipo de utensílio que venha ser reutilizável.
Dúvidas frequentes e respostas
1.    Como e quando será realizado o agendamento para o recolhimento dos materiais?
Organograma 
2. A equipe do Cata-móveis pode entrar nas residências para efetuar o recolhimento?
Os funcionários do veículo de recolhimento do Cata-móveis - por determinação da empresa prestadora de serviços à PMVV - não podem entrar nas residências nem nas dependências dos condomínios, tais como apartamentos, elevadores, corredores, escadas etc. O material que está na casa do morador deverá ficar em local de fácil acesso, próximo ao portão da rua. No caso de edifícios, o material deverá estar na portaria ou em outro local no térreo, como em garagens.
3. Posso disponibilizar os objetos na rua?
Não. O material deverá ser colocado para recolhimento apenas na propriedade do morador, num local de fácil acesso, próximo ao portão. Se a equipe do Cata-móveis decidir, em alguma ocorrência, que há a necessidade do material ficar na rua, o morador deverá aguardar junto a este material até a chegada do Cata-móveis, no horário agendado, a fim de evitar penalidades como multas, pela fiscalização de limpeza pública.
3. É possível fazer o recolhimento em locais de difícil acesso?
Em locais como escadarias, becos e travessas, o solicitante deverá disponibilizar os objetos em locais onde o caminhão do Cata-móveis possa chegar. Sendo necessário que o morador aguarde junto a este material até a chegada da equipe no horário agendado.
5. O Cata Móveis só recolhe móveis e eletrodomésticos em boas condições?
Não. O serviço recolhe objetos domésticos em qualquer estado de conservação, desde que se encontrem resguardados do tempo e não estejam disponibilizados junto a outros tipos de resíduos, como lixo úmido, podas de árvores e entulhos, entre outros.

Texto: Vanessa Pianca – 3149.7370

Nenhum comentário:

Postar um comentário