segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Araçatiba: local histórico vira palco para aprendizado de alunos - VIANA


Texto: Júlio Palassi / Foto: Júlio Palassi
17/11/2013 - 09:00 h

Para conhecer melhor Araçatiba, comunidade de Viana que será apresentada no próximo dia 23 na Mostra Cultural da escola municipal Dorival Brandão, do bairro Bom Pastor, também em Viana, alunos do 9º ano passaram a tarde da última quarta-feira (13) visitando o lugar. Lá, ouviram um pouco da história e da culinária e prestigiaram parte da cultura e a gente daquele que é o primeiro distrito de Viana.
A visita começou na igreja Nossa Senhora da Ajuda, a mais antiga das três igrejas centenárias do município e um dos mais importantes monumentos históricos do País. O grupo conheceu a origem do templo construído no século 17 sob o comando dos jesuítas e conferiu um exemplar das telhas que cobriam a igreja no passado e foram feitas pelos escravos, que utilizavam as coxas deles como fôrma para a confecção das peças.
Atentos às explicações do guia, os estudantes tiraram dúvidas sobre o funcionamento da igreja e as peças que compõem o acervo, como a imagem da santa e o altar, e conheceram, por meio de relato, alguns moradores que se destacam pelo trabalho que exercem na comunidade e pela notoriedade que adquiriram. Entre eles estão: Alicio Machado, presidente da banda de congo Mãe Petronilha, o casal Jorge e Sônia, que ocupam toda a sala da casa deles para montar um presépio e recebem visitantes no período natalino e o senhor Emigdio Garcia, um aposentado nonagenário que conta parte da história do lugar.
“Nunca tinha entrado em uma igreja antiga. Achei interessante e valeu a pena. Vou contar para a família e amigos que conheci a igreja mais antiga do município”, comentou a estudante Carolina Soares Guimarães Rosa.  
“Valeu a pena saber que nós temos em Viana um monumento de importância nacional”, relatou Galvão Dias de Oliveira, 14 anos, um dos mais atentos e curiosos da turma.
Música
A visita continuou na escola de Araçatiba, onde os alunos do projeto “Musicalidade” fizeram uma apresentação para recepcionar os estudantes do bairro Bom Pastor. Entre uma música e outra, o professor Fábio Coutinho contava a história de cada instrumento utilizado ali, como a casaca e o tambor, cuja origem se deu pelas mãos dos escravos como meio para extravasar os sentimentos ruins que sentiam pelos seus malfeitores e se tornaram objetos para os festejos.
Para o professor Albeyris Lopes Gonçalves Rodrigues, que é mineiro e está há dois anos no Espírito Santo, ter conhecido Araçatiba foi muito importante, pois ele pode conferir a riqueza histórica e cultural que o município de Viana tem e será apresentada na Mostra Cultural. “Foi ainda mais importante a oportunidade que os alunos do bairro Bom Pastor tiveram de saber que perto deles está um dos monumentos mais importantes do País”, ressaltou.
Saiba mais
Araçatiba é uma comunidade localizada no município de Viana, distante aproximadamente 30 quilômetros de Vitória. O local abrigou a maior das quatro fazendas construídas pelos jesuítas e chegou a ter cerca de 850 escravos, tornando-se, inclusive, a maior em toda a Colônia. Um fato que comprova essa importância é o aparecimento dela no catálogo dos jesuítas de 1716. Depois da expulsão dos mesmos do Brasil, em 1760, Araçatiba passou a pertencer ao Coronel de Ordenanças Bernardino Falcão de Gouveia Vieira Machado e depois a Sebastião Vieira Machado.

Após a abolição da escravatura no Brasil, os ex-escravos optaram em permanecer na fazenda. Os filhos de Sebastião Vieira Machado doaram 21 hectares das terras da fazenda para a Igreja Católica, para os negros ali permanecerem. Atualmente a Arquidiocese de Vitória tem a posse legal da terra, reconhecida em cartório, mas cada morador tem o recibo de suas residências (benfeitoria), também reconhecido em cartório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário