terça-feira, 5 de novembro de 2013

Alunos conhecem o mercado da Ceasa/ES e aprendem mais sobre alimentação saudável

Foto: Ascom Ceasa/ES


Alunos do Ensino Fundamental da Escola Espaço Alternativo de Jardim Carapina visitaram o entreposto central, das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES),localizado em Cariacica, nesta quinta-feira (31). Acompanhados por três professores, os estudantes conheceram o mercado e o balcão do programa social Banco Ceasa/ES de Alimentos em parceria com o Mesa Brasil/ Sesc-ES.
O objetivo da visita foi aproximar as crianças da rotina de uma alimentação saudável e acompanhar o processo de distribuição desses alimentos, desde o mercado à mesa do consumidor, incentivando a substituição de lanches considerados não saudáveis (salgados, refrigerantes, doces e chocolates) pelo consumo diário de frutas, verduras e legumes.
Segundo a professora Andréa Rangel, a educação alimentar começa desde a infância sendo um processo importante para as demais etapas. “Estamos trabalhando a alimentação das crianças, permitindo que elas também conheçam todo o processo desde o cultivo, a comercialização e o preparo. Na Ceasa/ES, os alunos tiveram contato com os produtos e ficaram encantados. Dessa forma, conseguimos inserir gradativamente esses alimentos durante o lanche na escola e também em casa, de maneira mais fácil. Outro incentivo acontece durante as aulas de Artes, trabalhamos os desenhos e pintores que utilizaram os alimentos e as cores vivas nas obras”, conta a professora.
“É muito legal acompanhar a origem e a comercialização dos alimentos, não sabia que existia essa quantidade tão grande que vi hoje. Achei divertido conhecer os produtores que cultivam esses produtos que eu compro e depois como na minha casa, e também na escola. Eu gosto principalmente da banana, do repolho, da alface e conheci outros que quero experimentar”, relata a estudante Kaylane Santos, 9 anos.
“Eu gosto de comer legumes, verduras e frutas. Minha família me fala da importância deles para a minha saúde, substituindo as besteiras que a gente come (biscoitos recheados e salgadinhos) por frutas que também são bem gostosas”, explica Natália Souza, 9 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário