terça-feira, 26 de novembro de 2013

Agentes de endemias e saúde passam por treinamento sobre Esquistossomose - GUAÇUÍ

Os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde de Guaçuí passaram por um treinamento, nesta terça-feira (26), sobre o Programa de Esquistossomose Mansônica. Os profissionais tiveram informações sobre o fluxograma do sistema de atendimento. Existem a demanda espontânea e a busca ativa para detectar pacientes com a doença. Todas as etapas desde confirmada a esquistossomose até a cura foram abordadas na palestra que ocorreu na Câmara de Vereadores. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde.
IMG_1592IMG_1576


O QUE É ESQUISTOSSOMOSE MANSÔNICA
Doença infecciosa parasitária causada por trematódeo (Schistosoma mansoni), que vive na corrente sanguínea do hospedeiro definitivo. A evolução clínica pode variar desde formas assintomáticas até as extremamente graves.
HOSPEDEIRO INTERMEDIÁRIO
São caramujos pertencentes ao gênero Biomphalaria, que vivem: água doce de córregos, riachos, valas e açudes onde há pouca correnteza e bastante quantidade de matéria orgânica.
em1

QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS DA DOENÇA NO HOMEM
Diarréias, febre, cólicas, dores de cabeça, náuseas, tontura, sonolência, emagrecimento, endurecimento e aumento de volume do fígado e baço (barriga d'água) e hemorragias que causam vômitos e fezes escurecidas.
em2

COMO É TRANSMITIDA
O homem doente ao defecar próximo a passagens de água elimina através das fezes o ovo do parasita, que eclode ao atingir a água, liberando uma larva,  o miracídio, que penetra no caramujo transformando-se em cercária, que lançada na água infecta pessoas que entram em contato com essa água.
       
COMO PODEMOS EVITAR A ESQUISTOSSOMOSE MANSÔNICA
- Saneamento básico – esgoto e tratamento de água
- Evitar tomar banho em coleções de águas doces (rios, lagos, açudes, valas e canais de irrigação em áreas onde há transmissão da esquistossomose
- Combate ao caramujo
- Educação em saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário