Serão doados à comunidade roupas, acessórios e brinquedos
Jovana Mazioli Saccani
Para colocar em prática os ensinamentos recebidos durante os encontros em que participam, os jovens do programa Projovem Adolescente realizam nesta quinta-feira (21), das 15 h às 17 h, o Bazar Solidário, com doações de roupas, acessórios e brinquedos à comunidade de Planalto Serrano. O evento será no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro.
Marcos Ribeiro/PMS
Os adolescentes do programa participam de encontros no contraturno da escola
O material a ser doado foi recolhido pelos jovens, entre os assistentes sociais do Cras, com a equipe responsável pelo Projovem e de alunos da Faculdade Faesa, em Vitória. A rede de solidariedade é uma forma dos adolescentes fazerem uma intervenção na comunidade, que é um dos objetivos do Projovem, segundo a coordenadora pedagógica do programa, Andressa de Souza Oliveira Nepomuceno.
“Nossas atividades são divididas em dois ciclos, sendo que o primeiro deles está relacionado a temas como saúde, meio ambiente, esporte e lazer, cultura e direitos humanos. No segundo ciclo nós temos a Inclusão Digital, a orientação profissional e uma intervenção na comunidade, que é uma forma de ajudar na formação humana do adolescente, que deve interagir com os moradores do bairro, cultivando a solidariedade e descobrindo as várias formas em que se pode ajudar ao próximo”, explicou Andressa Nepomuceno.
Cultura da paz
Na última segunda-feira (18) os adolescentes realizaram outra intervenção, desta vez no Bairro Vila Nova de Colares, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Eulália Falqueto. O objetivo foi o de promover a cultura da paz, com exposições de lenções com frases, textos e poesias relacionada a não violência, além da apresentação de dança Break dos adolescentes do Centro Social São Jose Calazans, no mesmo bairro. Também houve apresentação de peças teatrais envolvendo temas como o Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad), a Lei Maria da Penha e exposição de cartazes, entre outras atividades.
Os adolescentes do programa da Serra participam de encontros nos Cras do município de segunda à sexta-feira no contraturno escolar, das 8h às 12 horas ou das 13h às 17 horas. Assistem a palestras e são preparados para o mercado de trabalho, aprendendo a fazer currículos, a como se comportar em uma entrevista de emprego, entre outros. Também discutem temas ligados à juventude, além de participarem de oficinas culturais. Os jovens terminaram este mês um curso de informática, realizado em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com duração de dois meses.
Divulgação/PMS
Os jovens participam de oficinas culturais
Os jovens participam de oficinas culturais
Projovem
O Projovem Adolescente é uma modalidade do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, serviço socioeducativo criado pelo Governo Federal, que tem com o objetivo investir na formação social e humana dos jovens. Executado pelas prefeituras, atende a adolescentes de 15 a 17 anos, prioritariamente de famílias atendidas por programas sociais, como o Bolsa Família, e usuários dos Cras.
O Projovem da Serra atende a adolescentes dos bairros de Jardim Carapina, Planalto Serrano, Vila Nova de Colares, Jacaraípe, Novo Horizonte e Serra Dourada, dentro dos CRAS, já que o programa é coordenado pela Secretaria de Assistência Social (Semas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário