segunda-feira, 18 de novembro de 2013

13 ARTESÃOS DE COLATINA VÃO REPRESENTAR COLATINA NA ARTESANTO QUE COMEÇA NO DIA 26 EM VITÓRIA



18/11/2013 - Colatina será representada com 13 artesãos da Acolartec (Associação Colatinense de Artesãos e Culinaristas) na Artesanto, a Feira Nacional de Artes do Espírito Santo, que será realizada de 26 de novembro a 01 de dezembro, na Praça do Papa, em Vitória.
São eles: Luziê de Fátima Favoretti Martinelli, Dulcinéia de Fátima Novich, Iracélia Knupp Betzel, Erinéia Knupp Maciel, Lucimar Caldônio, Cíntia Cristina Dalmácio Forrechi, Edivan Rodrigues Lopes, Fernanda Caletti, Helóisa Borges Maia, Adriana Pecorari Melotti, Celso Valvassori, Vera Lúcia Marins Martins e Joana Aparecida Bruno Pinto.
Segundo a presidente da Acolartec, Luziê Martinelli, eles trabalham com peças confeccionadas em tecido, madeira e arame, e a maioria é conhecida dos colatinenses que frequentam a feirinha de arte e de culinária, que acontece todos os sábados e domingos, à noite, na Praça Sol Poente.
Luziê afirmou que o grupo é muito bom, e que Colatina “será muito bem representada no evento”, que está sendo considerado um marco para os artesãos capixabas que querem divulgar seus produtos de forma profissional, visando o reconhecimento no mercado.
Nós já começamos a trabalhar com a finalidade de aumentar a produção das peças, criando um estoque maior que possa atender aos compradores que devem comparecer na feira. Estamos numa grande expectativa de que a partir dela nós possamos vender muito mais”, explicou.
De acordo com Luziê, será uma excelente oportunidade para os capixabas mostrarem a qualidade dos seus produtos, e para Colatina não será menos importante. “Lá estarão o que o Espírito Santo faz de melhor, além de realizar intercâmbio conhecendo os maiores mestres e compradores do país”, disse.

A Acolartec, que estará participando com o apoio da Prefeitura de Colatina, conta hoje com mais de 150 artesãos (a grande maioria com fios e tecido, seguido por produtos feitos de madeira) e 250 culinaristasNo Estado, segundo a Federação das Associações dos Artesãos do Espírito Santo (Feartes) são mais de 10 mil artesãos cadastrados, dos mais variados segmentos.

Estrutura
A Artesanto vai reunir cerca de 800 artesãos capixabas, mestres do artesanato brasileiro e representantes de outros estados, e vai funcionar como vitrine, numa infraestrutura montada em uma área de cinco mil metros quadrados. A data de realização fixada em novembro, tem por finalidade transformar o evento em uma opção de compra antecipada dos presentes de Natal.
A feira está sendo considerada a maior do setor que já aconteceu no Espírito Santo, com foco estritamente comercial, visando a ampliação do mercado e a divulgação de um produto de qualidade, mas acima de tudo, da imagem do artesão, dele como protagonista e não apenas como um figurante.
O que se quer, segundo os organizadores, é mostrar que o artesanato e o artesão merecem o mesmo reconhecimento, ou até maior, que qualquer outro produto do mercado, e que se acabe com a “cultura de depreciação”, ainda muito forte no povo brasileiro, de que todo artesanato tem que custar barato e que não passa de uma “lembrancinha” para alguém.
.A estimativa é de que 50 mil pessoas circulem nos cinco dias numa infraestrutura formada de estandes, auditório, praça da alimentação e outros setores de apoio. Entre as atrações, a Galeria dos Mestres, o Espaço Design, oficinas, palestras e presenças do artesanato de outros Estados para promover o intercâmbio e a troca de experiências.
A Galeria dos Mestres vai contar com os mestres artesãos, que têm o papel fundamental na manutenção das tradições artesanais. Eles serão homenageados e também mostrarão seus trabalhos.. Já o Espaço Design será uma mostra de decoração, ambientada com objetos que recebem interferência de design e arte popular.
Haverá também, espaço para as capacitações, com oficinas e palestras gratuitas. As oficinas darão oportunidade de aprendizado e difusão da arte popular com seus mestres de criação. As palestras serão com renomados profissionais, do segmento da arte e do design.
O destaque, segundo os organizadores, será o associativismo, pois reunirá apenas os artesãos cadastrados em associações que fazem parte da Feartes, representantes dos municípios do Estado, dentro do Programa de Turismo de Desenvolvimento Sustentável, pelo qual estão divididos em 10 regiões. São elas: Metropolitana, do Doce Pontões Capixaba, Caparão, Doce Terra Morena, dos Imigrantes, das Montanhas Capixabas, da Costa e da Imigração, do Verde e das Águas, dos Vales e do Café e das Pedras, Pão e Mel.
A realização é da Convention Visitors Bureau, Aderes (Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo) e Governo do Estado; o apoio é do Sebrae (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa), Prefeitura de Vitória e Secretarias de Estado da Cultura e do Turismo, e o apoio institucional é da Feartes e empresa Iamonde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário