segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Número de novas empresas cresce 18% em Cachoeiro





De 2009 a 2012, foram criadas 5.334 novas empresas no município

Cachoeiro de Itapemirim registrou crescimento de 18% na criação de novas empresas em 2012. De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda, foram feitas no ano 1.779 inscrições de pessoas jurídicas, 281 a mais do que em 2011.
Metade dos novos negócios corresponde a formalizações de empreendedores individuais. São trabalhadores informais, como cabeleireiras e vendedores, que optaram pela legalização de suas atividades para contar com benefícios trabalhistas e previdenciários.
Nos quatro últimos anos, foram criadas 5.334 novas empresas em Cachoeiro. Impulsionados por medidas de estímulo, os pequenos negócios são maioria.
“Os micro e pequenos empresários da cidade têm tratamento diferenciado garantido por lei municipal, linhas de crédito, entre outros mecanismos e vantagens que incentivam o surgimento de novos negócios”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho.
De acordo com o secretário, “o governo municipal entende, e já está provado, que a pequena empresa tem maior capilaridade e gera mais empregos”. “Isso reflete na melhoria da economia local e até na arrecadação de tributos para o município. Este ano, vamos avançar ainda mais, inclusive com mais licitações exclusivas para empresas desse porte”, declara.
Formalização é necessidadeComo polo regional de prestação de serviços que é, o município de Cachoeiro precisa ter fornecedores com condições de atender as demandas de grandes projetos industriais. Isso representa oportunidade para os pequenos negócios, que precisam estar formalizados para aproveitá-la.

“Só vende para grandes empresas quem estiver formalizado. A formalização passou a ser necessidade, por isso a incentivamos. Implantamos, por exemplo, a Sala do Empreendedor, que tem sido importante para facilitar e acelerar o processo de legalização”, explica Ricardo Coelho.

Consulta de viabilidade para abertura de negócios e orientações sobre o programa Empreendedor Individual são outros serviços gratuitos oferecidos pela Sala do Empreendedor, que funciona no Mercado Municipal São João, no bairro Amarelo, das 7h às 13h.
Divulgação_PMCI_cachoeiro.JPGDivulgação_PMCI_cachoeiro.JPG
6573K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário