quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Café conilon é negociado a R$ 270 por saca na região de Colatina (ES)



Valor Economico 
Carine Ferreira

O café conilon de boa qualidade, também conhecido como robusta, está sendo negociado a R$ 270 por saca na região de Colatina, norte do Espírito Santo, praça de formação de preços desta espécie no país.

O valor é o mesmo praticado na semana passada, segundo Abiner Martins Brito, corretor da Gecafe Corretora. Brito afirma que o comércio do produto está muito “fraco”, com baixo volume de negócios desde os feriados de fim de ano. “O produtor não tem necessidade de vender, prefere pegar dinheiro do banco a juros baixos a vender”, diz.

Brito estima que as negociações devem tomar corpo depois do feriado de Carnaval.

O Espírito Santo é o maior produtor nacional de café robusta. O levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê que a produção da variedade somará 9,522 milhões de sacas no ciclo 2013/14, queda de 2% ante à safra 2012/13.

De acordo com a Conab, a produção de conilon no ano passado foi muito elevada e as lavouras encontram-se com adequado vigor e potencial para elevação da safra, em virtude do programa de renovação dos cafezais do Estado.

Havia expectativa de produção ainda maior em 2013/14. Mas no norte do Estado houve chuvas intensas no momento do florescimento, prejudicando a fertilização e formação de frutos. Assim, estima-se pequeno decréscimo na produção esperada da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário