segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Vigilância Sanitária começa fiscalização em academias de Colatina



 
No período de verão, o movimento aumenta bastante nas academias de ginástica, já que as pessoas querem ficar em forma para frequentar as praias. Devido a isso, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, está intensificando a fiscalização nas academias neste período. Todas as academias do município serão visitadas pela equipe de fiscalização, que vão verificar se está tudo de acordo com as exigências para o bom funcionamento.
 
Um dos itens mais importantes a serem verificados, segundo Marina Bergamini, que é coordenadora da Vigilância Sanitária de Colatina, é se o estabelecimento conta com profissionais que possuam formação adequada para conduzir a prática da atividade física.
 
“As academias devem possuir profissionais de educação física devidamente formados e com registro profissional no CREF1 (Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região)” informou Bergamini.
 
O profissional formado é de extrema importância porque uma pessoa mal orientada na academia pode ter mais malefícios do que benefícios, apresentando quadros lesivos ou de postura. Além disso, a falta do registro profissional caracteriza o exercício ilegal da profissão, sujeitando o infrator às respectivas penalidades legais.
 
A Vigilância Sanitária alerta ainda para que o futuro frequentador da academia fique atento a alguns itens importantes na hora de se matricular, tais como as condições de higiene do local e instalações para a prática esportiva. Também é importante verificar se o estabelecimento possui toda a documentação necessária, como licença sanitária, alvará de funcionamento e registro da empresa no CREF1.
 
Texto: Felipe Storino
Foto: PMC/Laércio Signorelli
_____
Prefeitura Municipal de Colatina
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Ângelo Giuberti, 343 – Esplanada – Tel.: 3177-7051
Academia ao ar livre (1).JPGAcademia ao ar livre (1).JPG
264K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário