terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Heveicultura chega a Governador Lindenberg



29/01/2013 - 11h27min


Assessoria de Comunicação Incaper
No mês de março dez mil mudas serão distribuídas a onze agricultores
Em Governador Lindenberg, os agricultores começarão 2013 com mais uma opção de produto para cultivo. O Programa de Expansão da Heveicultura Capixaba (Probores) está chegando no município e fará da seringueira uma boa alternativa para diversificar a agricultura local, marcada predominantemente pelo café. A partir de março, os produtores devem começar a receber as mudas doadas pela Secretaria de Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag) por meio do Probores.

A implantação do Programa em Governador Lindenberg é uma iniciativa do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Seag e Prefeitura Municipal.

Os trabalhos para implantar o Probores iniciaram neste mês com duas reuniões realizadas no escritório local do Incaper e no gabinete do prefeito, nos dias 17 e 24 com os produtores interessados e uma equipe de técnicos e autoridades, discutiram o rumo das ações que colocarão em prática o cultivo da seringueira. A previsão é de que em março, 11 agricultores familiares recebam um total de dez mil mudas, que serão plantadas numa extensão de 15 hectares.

A seringueira é uma cultura sustentável, que não agride o meio ambiente e possui mercado em expansão. O chefe do escritório do Incaper em Governador Lindenberg, Jair Antônio Toso, está otimista com a chegada da heveicultura que irá beneficiar os agricultores locais.

“O plantio da seringueira só irá trazer vantagens para os produtores. É uma atividade que funciona como uma alternativa de renda e ainda pode ser desenvolvida em consórcio com a cafeicultura, que está presente em muitas propriedades locais. Além disso, contribui para a manutenção da mão de obra no campo, pois é uma cultura que pode ser explorada o ano todo. Os benefícios vão do aspecto econômico, ambiental ao social”, explica Jair Toso.

O número de beneficiados deverá aumentar conforme o andamento dos trabalhos. A demanda já passa de 50 agricultores interessados e, para atender tanta gente, além das mudas doadas pelo Programa, a Prefeitura deverá disponibilizar mais. O acompanhamento da atividade será feito desde o plantio das mudas, até elas estarem prontas para se extrair o látex, em alguns anos.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Mariana Bergamini
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário