terça-feira, 29 de janeiro de 2013

ESTÃO QUERENDO DEPRECIAR O SEU CAFË?



Por que o seu Café Arábica fino tem o preço hoje de R$365,00 a saca se um com 600 defeitos com 30% de pretos,verdes e ardidos bebendo duro com uma xícara riada tem comprador a R$305,00?
É simplesmente pelo fato de que tomamos aqui Café de baixa qualidade e temos um Mercado aonde o Consumidor está apenas começando a aprender a escolher qualidade e não só o preço.Aquele Café com amargor e muita cafeína já está fazendo com que o freguês procure outras opções e quando descobre a diferença paga mais caro mas quer uma Mercadoria melhor.  Quando voce vai vender o seu Café fino e ele chegou a valer 2,65 vezes o preço do Robusta (Conillon) ou seja seria hoje em torno de R$750,00 a saca há a nítida percepção de que querem depreciar o seu produto e para isto usam de artifícios tentando comprar seu Café para entrega na safra a R$375,00 e para 2014/15 a R$400,00 enfim quando chegar na safra empurram para baixo e compram o resto.Esta distorção será corrigida se: 1- O produtor continuar vendendo os piores e segurando os melhores,na medida que tiver comprador.  2- Não se impressionar se estiver chegando a safra,pois ela pode atrasar enfim chover,e não adianta correr pois se der para começar em julho melhor!3- O fi nanciamento de estocagem vai servir para ajudá-lo a diluir a venda ou seja de julho a dez vender no máximo 50%/55% dos cafés mas sempre dando prefe rencia para a venda primeiro daquele que sobrou da safra de 2012,até por que se eles querem pagar preço baixo que levem o pior.4- Já falamos aqui que o seu Café JÁ ESTÄ VENDIDO e é só pagarem aquilo que voce QUER e não o que está naquela Cotação em N.York menos X,Y e Z que vai permitir voce sobreviver neste Negócio.5- Arrancar as lavouras improdutivas assim que tirarem os frutos (se compensar) de julho a setembro/2013.O jogo está apenas no começo e querem por que querem pegar de volta parte do dinheiro que lhes pagaram pelo café em 2011 e 2012.Vão conseguir? Vai depender da Estratégia,Agilidade do Planejamento e da cobrança pelos Produtores de uma Política objetiva e correta.
                         

                        Fernando Souza Barros


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