segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Senar gera oportunidades a mais de mil pessoas por meio do Pronatec



No Espírito Santo, o programa prevê o envolvimento de 660 pessoas do sistema prisional e 540 trabalhadores rurais

Com o compromisso social de incentivar a educação e gerar novas oportunidades, o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), junto ao Governo Federal, a Sejus (Secretaria de Justiça), o Ministério de Desenvolvimento Agrário e outras entidades parceiras, executa o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Em 2013, o projeto pretende capacitar cerca de 1,2 mil alunos, sendo 660 internos do sistema prisional e 540 trabalhadores rurais.

Ampliando a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica, o programa envolve detentos enquadrados desde o regime semiaberto até os de segurança máxima e possibilita a ressocialização desses indivíduos, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho. Para os internos participantes, a cada três dias de capacitação há redução de um dia da pena.

“Por nos encontrarmos em um local que não nos dá motivação foi muito prazeroso fazer este curso, pois aprendi coisas novas e, com isso, ampliei meu horizonte para amanhã ou depois, quando tiver uma oportunidade, eu colocar em prática o aprendi. Muito obrigado”, fala agradecido o detento do DSM2 – Presídio de Segurança Média II.

Nas unidades penitenciárias estão disponíveis os treinamentos de Horticultura, Produção de Mudas e Viveirista. Os cursos possuem carga horária de 160 horas divididas em 120 horas de conhecimentos específicos de cada curso e 40 horas de administração, com foco no empreendedorismo. Cada turma atende, em média, 15 alunos e as aulas acontecem de segunda a sexta-feira com carga horária diária de 4 horas. Todo o material necessário para o aprendizado dos internos é disponibilizado pelo Senar/ES.

Locais

O gestor estadual do Pronatec no Senar/ES, Fabrício Gobbo, chama a atenção para a importância da geração de oportunidades para integrantes do sistema carcerário. “Nós trazemos a capacitação profissional para que o indivíduo, além de adquirir conhecimento, possa voltar a exercer sua cidadania de maneira íntegra, diminuindo as chances de acabar às margens da sociedade”, enfatiza.

Junto ao Ministério de Desenvolvimento Agrário, o Pronatec oferece, atualmente, aos produtores e trabalhadores do meio rural os cursos de Bovinocultura de Leite e Horticultura. Posteriormente serão também oferecidos os cursos de Cafeicultura, Beneficiamento de Pescado, Gastronomia e Culinária para Agricultura Familiar, Agroindústria, Manejo e Beneficiamento de Madeiras, Agroturismo/Turismo Rural e Mecanização Agrícola.



LOCAIS CONTEMPLADOS PELO PRONATEC EM 2013

SECRETARIA DE JUSTIÇA (SEJUS)
MINISTÉRIO DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO (MDA)
Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim - CPFCI
AFONSO CLÁUDIO
Centro Prisional Feminino de Colatina - CPFCOL
BOA ESPERANÇA
Penitenciária de Segurança Máxima I - PSMA I
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
Penitenciária de Segurança Média I - PSME I
COLATINA
Penitenciária de Segurança Média II - PSME II
CONCEIÇÃO DA BARRA
Penitenciária de Segurança Média de Colatina -PSMECOL
DOMINGOS MARTINS
Penitenciária Estadual de Vila Velha II - PEVV II
ECOPORANGA
Penitenciária Estadual de Vila Velha III - PEVV III
GUAÇUI
Penitenciária Feminina de Cariacica - PFC
IÚNA
Penitenciária Regional de Barra de São Francisco -PRSBF
JOÃO NEIVA
Penitenciária  Regional de Cachoeiro de Itapemirim - PRCI
MARECHAL FLORIANO
Penitenciária  Regional de São Mateus - PRSM
MIMOSO DO SUL
Penitenciária Semiaberta de Colatina - PSMCOL
RIO BANANAL

Mais informações:
Iá! Comunicação/ Camilla Caldeira – (27) 3314-5909// 9953-6272
                         Caroline Csaszar – (27) 9964-4464


Descrição: rodape


Nenhum comentário:

Postar um comentário