quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Oficina de informações nutricionais de produtos da agricultura familiar ocorrerá em Nova Venécia



30/01/2013 - 10h24min

Incaper

Nesta quinta-feira, 31, será realizada em Nova Venécia a oficina de informações nutricionais de produtos da agricultura familiar. A atividade, que ocorrerá na escola municipal de ensino fundamental Dom Daniel Comboni, tem o objetivo de incentivar a melhoria da apresentação dos produtos agrícolas e agroindustriais desenvolvidos por agricultores familiares.

Participarão da oficina oito famílias de empreendedores rurais de Nova Venécia, representados pelos grupos Arte da Casa, dos produtores do Córrego Dantas, da agroindústria de embutidos do Sr. Pedro e da Agroindústria de Nova Venécia. Do município de Vila Pavão, virão os agricultores familiares de São Roque do Estevão. Serão trabalhados, prioritariamente, os produtos tradicionais locais como o brote, geleias e embutidos que não constam nas tabelas nutricionais oficiais.

A oficina está sendo organizada pelo escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de Nova Venécia e pelo Projeto Estruturação e Fortalecimento dos Setores Produtivos da Agricultura Familiar do Norte do Espírito Santo (Tecsocial), em parceria com a escola Dom Daniel Comboni. Os instrutores serão a economista doméstica do Incaper, Josyellen Nunes Costa, e os bolsistas do Projeto Tecsocial, Gelma Boniares de Cristo, zootecnista, e Bruno Miranda de Amorim, médico veterinário.

“Para elaborar a metodologia da atividade, levou-se em consideração o tipo de produto e o grau de escolaridade do público. Por isso, os filhos dos empreendedores rurais também participarão, pois serão treinados para serem facilitadores do processo”, informou Pierângeli Aoki, coordenadora do Tecsocial.

Essa atividade é uma ação continuada das Oficinas de Designer, Apresentação e Conservação de Produtos da Agricultura Familiar e de Legislação e Manual do Consumidor, voltada para as informações que devem conter nos rótulos. Têm como objetivos específicos a adequação e replicação de tecnologias sociais voltadas à agregação de valor dos produtos da agricultura familiar para inseri-los em mercados diferenciados e para fidelizá-los nos mercados tradicionais.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário