quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Incaper realiza Diagnóstico Rural Participativo em comunidade quilombola de Ibiraçu



29/01/2013 - 15h48min

Incaper

No último sábado (26), foi realizado com a comunidade quilombola de São Pedro, em Ibiraçu, um Diagnóstico Rural Participativo (DRP), que faz parte do Projeto de Capacitação Continuada dos Técnicos e Agentes de Desenvolvimento Rural do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Na ocasião, foi feito um levantamento da realidade local, o que permitiu maior conhecimento da comunidade. Foram levantados pontos positivos e negativos e aplicou-se a metodologia de análise conhecida que identificou fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças do grupo.

“O objetivo da reunião com a comunidade quilombola é elaborar, a partir do DRP, um plano de ação que será utilizado como norteador dos trabalhos a serem desenvolvidos pela equipe do escritório de Ibiraçu”, explicou o chefe do escritório local, João Marcos dos Santos Junior. Após elaborar o plano de ação, a equipe do Incaper irá apresentá-lo para a comunidade e discutir, em conjunto, as ações a serem desenvolvidas, destacando o papel de cada indivíduo no processo de desenvolvimento sustentável.

O DRP foi realizado pelo chefe local do Incaper, João Marcos, e pelo técnico de desenvolvimento rural Adriano Correa de Jesus. O evento contou ainda com o apoio do agente de desenvolvimento rural Rafael Vieira de Azevedo, do escritório de Aracruz, e do técnico de João Neiva, Jhonne Gomes dos Santos.

A comunidade

A comunidade quilombola de São Pedro está situada em Ibiraçu, a aproximadamente 650 metros de altitude. Apesar da elevada altitude, a cultura predominante é o café conilon. Eles ainda cultivam café arábica, banana e outras culturas anuais, em especial a mandioca, que é utilizada na fabricação de farinha. Destaca-se também a produção de pães e bolos.

Alguns dos problemas detectados foram nas áreas de comunicação, pois não existe serviço de telefonia no local; saúde, infraestrutura, lazer e regularização fundiária. “Percebemos a disposição da comunidade em colocar em prática várias iniciativas. O papel do Incaper é de ajudar na identificação das necessidades e contribuir com a comunidade na busca por soluções”, afirmou João Marcos.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper Facebook: Incaper 

Nenhum comentário:

Postar um comentário