sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Incaper informa: Mais um fim de semana de tempo instável na maior parte do Estado



25/01/2013 - 16h35min


O último fim de semana de janeiro deve ser de chuva com algumas aberturas de sol na maior parte do Espírito santo. É o que prevê a equipe de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Um aviso meteorológico divulgado esta semana adverte para a possibilidade de chuva de intensidade moderada a forte em algumas regiões.

No sábado (26), o sol aparece em todo o Espírito Santo, principalmente pela manhã, e faz calor. No entanto, a aproximação de uma frente fria pelo Rio de Janeiro faz a nebulosidade aumentar bastante no decorrer da tarde, provocando pancadas de chuva e trovoadas em todas as regiões. Há risco de chuva forte em alguns pontos das áreas montanhosas, na região Sul e na divisa do Estado com Minas Gerais. Pode chover com intensidade de moderada a forte em alguns pontos da Grande Vitória também. O vento sopra moderadamente e pode ter rajadas fortes na Grande Vitória e no litoral Norte a partir da tarde. As temperaturas variam entre 20°C e 29°C na Região Serrana e vão de 23°C a 36°C nas demais regiões.

No domingo (27), a frente fria alcança o litoral capixaba, mudando o tempo totalmente. Apesar de continuar alta, a temperatura cai um pouco, e ocorrem pancadas de chuva e trovoadas em todo o Espírito Santo. A maioria das regiões tem aumento de nebulosidade já durante a manhã, quando pode chover significativamente em toda a metade Sul do Espírito Santo. Risco de temporais também durante à tarde, nesta área, que inclui a as Regiões Sul, Serrana, Grande Vitória e sul das Regiões Noroeste e Nordeste. Ao longo de todo o dia e noite, risco de temporais nas demais localidades do Estado. As temperaturas variam entre 18°C e 24°C na Região Serrana e entre 22°C e 33°C nas demais regiões.

Na segunda-feira (28), a frente fria fica semi-estacionária sobre o litoral norte, formando um novo canal de umidade, que mantém o tempo chuvoso e ainda com risco de chuva forte na Região Norte e nas áreas do Nordeste e Noroeste que ficam a norte do Rio Doce. Nas Regiões Sul e Serrana, possibilidade de chuva moderada a partir da tarde. Nas demais áreas, inclusive na região metropolitana e no litoral sul, dia nublado, mas só com possibilidade de chuviscos.

Terça-feira (29) de céu nublado no Estado. Na região da Grande Vitória, no Centro Serrano e na parte sul da região Nordeste, possibilidade de chuviscos em alguns momentos e quase nenhuma abertura de sol. Do Caparaó à Pedra Azul, sol bem fraco e pancadas de chuva à tarde. Nas demais regiões, predomínio de céu nublado, com pancadas rápidas de chuva a qualquer hora. As temperaturas máximas ficam amenas para esta época.

Aviso meteorológico especial

O Incaper divulgou esta semana um aviso meteorológico especial com a previsão de chuva de intensidade moderada a forte em algumas regiões capixabas. Confira:

Estado de atenção: a partir da tarde desta sexta-feira (25), existem condições favoráveis para a ocorrência de chuva moderada a forte em alguns trechos da região Sul (especialmente Caparaó) e no oeste da região Serrana.

Os temporais devem acontecer também na tarde e noite do sábado (26). A previsão é de que a chuva moderada a forte aconteça a qualquer momento na região Sul, Serrana, Grande Vitória e nas cidades capixabas que ficam próximas à divisa com Minas Gerais. O período da manhã tem predomínio de sol.

No domingo (27), a chuva ainda pode ser moderada a forte em toda a metade norte (regiões Nordeste, Noroeste e Norte) e na divisa das regiões Sul e Serrana com Minas Gerais. A tendência é de que essa chuva ocorra a partir da tarde, mas não pode ser descartada na parte da manhã. Na Grande Vitória e demais áreas da região Serrana, possibilidade de chuva significativa na madrugada e manhã deste dia.

Estado de observação: a tendência é que, na segunda-feira (28), a instabilidade perca força. Ainda assim, pode chover com até moderada intensidade na região Norte do Estado (áreas mais próximas da divisa com a Bahia). As regiões Sul e Serrana* ficam também em observação, com risco de chuva moderada a forte a partir da tarde.

As chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de vento, descargas elétricas, um grande volume de precipitação em curto período de tempo e não se descarta uma eventual queda localizada de granizo.
Em caso de situação de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil, para que tomem as medidas adequadas, visando minimizar os impactos causados por essas condições meteorológicas adversas.

*As regiões mencionadas são aquelas classificadas climaticamente pelo Incaper. As seis regiões podem ser encontradas no mapa que fica do lado direito da página inicial do site do Incaper.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário