segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Rodney Miranda, prefeito de Vila Velha participa de Encontro Nacional com Prefeitos



Texto: Semcom / Foto: Arquivo

Posse dos Secretários de Esporte e de Prevenção e Combate  a Violência - Imagem: Zanete Dadalto
O prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda, participa do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável, realizado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). O evento vai até quarta (30) em Brasília.
De acordo com declarações da ministra Ideli Salvatti, secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Dilma não quer um evento de prestação de contas e palestras, mas de parcerias entre União e municípios. "A ordem foi muito clara: ser objetivo, direto e concreto". Ideli diz que provavelmente haverá anúncio de ampliação de algum programa do governo federal.
Ao todo, serão 26 estandes de ministérios e órgãos federais à disposição dos gestores municipais. A ideia, segundo ela, é de que cada prefeito possa obter um diagnóstico dos programas federais e oportunidades de parcerias em sua cidade. Além do corpo técnico dos ministérios, os ministros também farão atendimento personalizado durante o encontro. "Tem ministro com a agenda lotada", disse a ministra.
Cada ministério apresentará programas prioritários de acordo com a demanda dos prefeitos. Na área de educação, uma das mais requisitadas, as prioridades são informações para a ampliação do número de creches, quadras poliesportivas, e programa de treinamento técnico e de educação no campo.
Ideli disse que a programação do encontro é dedicada aos prefeitos, mas todos os parlamentares também foram convidados. Segundo ela, há várias matérias de interesse dos municípios tramitando no Congresso, como a unificação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), mudanças no indexador do endividamento e o Plano Nacional da Educação.
Na abertura do encontro, além de fazer alguns anúncios, a presidenta defenderá, mais uma vez, a destinação dos recursos dos royalties do petróleo para a educação. Dilma diz que a educação é o bem mais importante que o país pode ter, e o principal para levá-lo a um patamar superior de desenvolvimento.
A estimativa é que cerca de 20 mil pessoas participem do evento. No primeiro dia, serão destacadas as políticas para mulheres, o Plano Brasil Maior e o desenvolvimento local. No segundo, o Brasil Sem Miséria, a segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e ações dos ministérios da Educação e da Saúde. No último dia do encontro, serão aprofundados os programas de prevenção a desastres naturais e de desenvolvimento rural sustentável.
(Fonte: Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário