terça-feira, 29 de janeiro de 2013

CNC defende instalação de Polo do Café em Varginha



Para o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, a intenção do senador Clésio Andrade de implantar um Pólo de Excelência do Café no sul de Minas “é muito mais uma intenção de projeção política do que uma ação para o benefício da cafeicultura”, disse.
Para o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, a intenção do senador Clésio Andrade de implantar um Pólo de Excelência do Café no sul de Minas “é muito mais uma intenção de projeção política do que uma ação para o benefício da cafeicultura”, disse.
Silas Brasileiro contou que o CNC possui um projeto para um pólo, localizado em Varginha, cidade que também faz parte do sul de Minas. “Há uma fazenda experimental que queremos transformar em um parque como existe hoje na Colômbia. Seria algo extraordinário como referência, não só para o desenvolvimento de tecnologia, mas também para estar aberto à visitação e ser uma projeção do “Café do Brasil”, explicou.

O presidente do CNC disse que o projeto não saiu do papel porque a antiga administração municipal de Varginha não aprovou o projeto, apesar de o Conselho já ter aprovado recursos. “O projeto foi realizado pelo diretor técnico da Emater, José Rogério Lara, mas no momento de sua implantação não conseguimos, porque o antigo prefeito, Eduardo Corujinha, não concordou. Esperamos que com a administração nova, a gente possa retomá-lo”.
De acordo com Silas, esse Polo de Excelência do Café será desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), juntamente com a Embrapa. “Isso sim é algo que projeta o Brasil, projeta a produção, mostra a qualidade que o café brasileiro possui e também será uma área de visitação para que todos possam conhecer um pouco mais do café brasileiro”, disse.

Machado
O sul de Minas já possui o Centro de Excelência do Café, situado em Machado, e que teve as portas fechadas por um período no ano passado por falta de recursos para sua manutenção.

Segundo a Prefeitura de Machado, o prédio foi repassado para o Instituto Federal do Sul de Minas por causa do alto custo com a manutenção do local.
O projeto de lei que transferiu a administração do Centro de Excelência do Café foi aprovado em fevereiro deste ano. A associação que administrava o local informou que não pretende entrar na Justiça contra a decisão da prefeitura.
A área de dois mil metros quadrados foi totalmente reformada. Nos quatro pavilhões irão funcionar um curso de pós-graduação e de pesquisas na área cafeeira, um restaurante, um hotel com capacidade para 80 hóspedes e um anfiteatro para cerca de 300 pessoas.

O Centro de Excelência foi criado em 2006 com o objetivo de promover o aperfeiçoamento na produção e preparo de café em todo o estado por meio de seminários, cursos e treinamentos.
“O CNC está apoiando este momento para que agora o Centro possa cumprir a finalidade para a qual foi construído. Lá já passaram produtores para discutir custo de produção, para conhecer novas tecnologias, afinal é o seu objetivo didático que buscamos ver sendo colocado em prática”, finalizou Silas.


Coffee Break

Nenhum comentário:

Postar um comentário