quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Grupo da 3ª idade participa de oficina sobre artesanato e culinária de café em Irupi



30/01/2013 - 10h26min

Incaper

Cerca de 30 agricultores familiares da terceira idade, do distrito de Santa de Cruz, em Irupi, participaram de uma oficina sobre artesanato e culinária de café organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Centro de Referência de Assistêncial Social (CRAS), na última terça-feira (29). O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) contribuiu com uma dinâmica de reflexão sobre a importância da cultura do café na vida das famílias do município.

Ao som de um sanfoneiro, os agricultores relembraram as atividades com as quais mais trabalharam na vida, por meio da dinâmica conduzida pelo extensionista do Incaper, Túlio Luís Borges de Lima. “O café esteve e está presente na vida dessas pessoas. Refletir sobre a importância dessa atividade econômica foi o objetivo da dinâmica”, explicou Túlio.

Após esse momento, o grupo aprendeu a fazer artesanatos utilizando troncos e grãos da café, bem como receitas culinárias de bolos, bolachas e inhoque. “A oficina apresentou alternativa de renda para esse grupo por meio da atividade econômica que perpassou a vida dessas pessoas”, informou Túlio.

Cafeicultura em irupi

O café é uma das principais atividades econômicas do município que fica no entorno da Serra do Caparaó. Atualmente, 2.015 famílias trabalham com essa cultura que proporciona geração de renda e desenvolvimento municipal. A produção é de 220 mil sacas anuais numa área plantada de 11.612 hectares.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário