quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Limpeza em Jacarenema, Vila Velha, para evitar novas queimadas



Texto: Marco Antonio Antolini / Foto: Sergio Cardoso

Reserva de Jacarenema - Imagem: Marco Vianna
Para diminuir os riscos de novas queimadas no Parque Natural Municipal de Jacarenema, a Prefeitura de Vila Velha vai realizar nesta sexta-feira (25), a partir das 9h30, um mutirão de limpeza numa área próxima ao Dunas Motel.  Esta área dentro do Parque está se transformando num verdadeiro lixão devido ao depósito irregular de resíduos.  Somente este ano, duas queimadas foram registradas na reserva, com imenso prejuízo para a fauna e a flora do local. Os incêndios tiveram início por esta área de lixo acumulado, e a suspeita é de que tenham sido resultado de uma ação criminosa.
O mutirão será realizado em conjunto pelas secretarias de Meio Ambiente e Serviços Urbanos da Prefeitura e vai envolver dezenas de funcionários, além de máquinas e equipamentos. A Secretaria de Meio Ambiente pretende fiscalizar constantemente o Parque para evitar o descarte de lixo no local.
Ainda na sexta-feira, a Prefeitura vai recolher lixo na Estrada dos Recifes, próximo a Barra do Jucu, em uma área de um quilômetro. A previsão é coletar cerca de 100 m³ (20 caçambas) de lixo e entulho.
Poda da restinga
Outra atividade que será executada nesta sexta-feira é a poda da restinga na rotatória final da Praia de Itaparica. A poda e a manutenção, que terã início às 8 horas, vão ser feitas em um trecho de aproximadamente mil metros e fazem parte do Projeto Amigos da Restinga, que visa à conservação, monitoramento e recuperação dos remanescentes de restinga da orla de Vila Velha.
A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha integra o grupo de Amigos da Restinga, desempenhando o papel de assessoramento técnico na elaboração do Projeto Amigos da Restinga. O projeto contempla uma área piloto localizada entre o final do calçadão da Praia de Itaparica e a sua primeira rotatória.  Em breve o projeto será desenvolvido em outra área piloto, na Praia da Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário