terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Já é Lei: Brejetuba é a Capital Estadual do Café Arábica - 29/1/2013

 


O município de Brejetuba recebeu, no de 2012, o Título de Capital Estadual do Café Arábica. A Lei 9.848/2012, de autoria do deputado Glauber Coelho (PR), que agracia a cidade foi sancionada pelo governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), e já está em vigor. O município é o maior produtor de café arábica do Estado, com produção média de 400 mil sacas por ano, deste total 150 mil sacas são cafés de qualidade superior.
Com uma área de produção de 16 mil hectares, Brejetuba tem sua economia baseada na cultura de café, além de ser destaque na produção de café com alto padrão de qualidade, sendo também o maior produtor do Estado de café cereja descascado (despolpado), com 70 mil sacas.  O texto da proposição informa que a cafeicultura de arábica é uma das principais atividades das regiões Serrana e Caparaó, que são responsáveis por aproximadamente 74% da produção estadual.
“A atividade está presente em uma média de 20 mil propriedades, oferecendo trabalho a 53 mil famílias e gerando 150 mil empregos diretos. Mais de 75% dos produtores que cultivam esse café são de base familiar, com área de plantio estimada em 4,8 hectares, em altitudes de 400 a 1.200 metros”, descreve o deputado.


Daniella Sanz Ramos/Web Ales

Nenhum comentário:

Postar um comentário