quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Mulheres empreendedoras preparam fantasias para o Carnaval de Vitória com apoio do Incaper



23/01/2013 - 09h44min

Assessoria de Comunicação - Incaper

O Carnaval está chegando e com ele uma alternativa de renda para as mulheres do bairro Forte São João, em Vitória. Por meio do projeto “Mulheres Empreendedoras e Inclusão Social”, sob a coordenação do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), cerca de 60 moradoras do bairro confeccionam peças de roupas que irão compor as fantasias da escola de samba da comunidade, a Imperatriz do Forte.

Por meio do projeto, foram disponibilizados tecidos, linhas e aviamentos e oferecido curso de capacitação para ofício de malharia industrial do Serviço Social da Indústria (Sesi). “A iniciativa pretende gerar renda alternativa para as mulheres que trabalham como costureiras na confecção de fantasias e recebem por isso”, afirmou a coordenadora do projeto, Pierângeli Aoki.

A líder comunitária do Forte São João, Rose Lopes, conta que o projeto contribuiu muito para a geração de renda das mulheres e para a própria manutenção da escola de samba. “Além de ter uma alternativa de renda para as mulheres, toda a comunidade saiu fortalecida, pois ajudou a manter a tradição popular do samba”, explicou. A entrega oficial dos materiais ocorreu em 2011.

Projeto Mulheres Empreendedoras e Inclusão Social

O projeto é coordenado pelo Incaper e faz parte de um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDS) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que disponibilizou 47 toneladas de tecidos e aviamentos para o Instituto. Esse material foi dividido em lotes de 583,70 kg e cedido a 40 grupos produtivos de mulheres de 20 municípios.

Com a habilidade dos grupos produtivos e o uso de matéria-prima local, como fibras, sementes vegetais, resíduos agrícolas e pesqueiros, material reciclável e tecidos e aviamentos doados pelo MDS foram desenvolvidos produtos sociais sustentáveis com o apoio técnico do Ateliê Brasil. Esses produtos desenvolvidos, unindo design e funcionalidade, também são empregados no mercado corporativo para fins ornamentais e como brindes promocionais.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário