quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Em Cachoeiro Farmácia Popular amplia acesso aos medicamentos





Por meio do programa são disponibilizados medicamentos gratuitos ou com até 90% de desconto


Atendimento individualizado, realizado por farmacêuticos e profissionais qualificados para orientar sobre o uso correto dos remédios. Assim é o serviço disponibilizado na Farmácia Popular em Cachoeiro de Itapemirim. Na lista de produtos, há 97 medicamentos classificados como essenciais, que são aqueles de atenção básica, além dos outros itens, totalizando 114.
Os medicamentos vendidos têm desconto de até 90%, se comparados com os encontrados nas outras farmácias. Entre os itens gratuitos, os mais procurados são os para hipertensão e diabetes.
A Farmácia Popular faz parte da Política de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, que busca ampliar o acesso da população aos medicamentos.
“O programa atende toda a população e é dirigido, sobretudo, às pessoas que interrompem o tratamento por não conseguirem arcar com o preço dos medicamentos”, acrescenta o secretário municipal de Saúde, Abel Sant'Anna Júnior.
Como obter os medicamentos da Farmácia Popular
Para ter acesso aos produtos disponíveis na Farmácia Popular, o usuário precisa apresentar CPF, documento com foto e receita médica, que é exigida pelo programa como uma forma de evitar a automedicação, incentivando o uso racional de medicamentos e a promoção da saúde.
A receita deve ter validade de quatro meses a partir da data de prescrição para medicamentos gratuitos (hipertensão e diabetes). Portanto, o paciente pode utilizar a mesma receita neste período.
Para os medicamentos de uso contínuo e que são vendidos, a receita tem validade de seis meses a partir da data de sua prescrição, e o paciente também pode usar a mesma receita neste período.
Balanço dos atendimentos em 2012
No ano de 2012, a Farmácia Popular de Cachoeiro de Itapemirim realizou 27.893 atendimentos. Foram fornecidos no mesmo ano 163.828 medicamentos. “O número de pessoas beneficiadas pelo programa é superado a cada ano. E estamos trabalhando para otimizar ainda mais o atendimento”, destaca o secretário de Saúde.
Mudança de endereço para facilitar o acesso
A farmácia, que funcionava na avenida Beira Rio, passou a atender a população no Edifício Max, térreo, no espaço onde funcionou a agência do Sicoob, no centro da cidade, próximo à praça Jerônimo Monteiro.
A mudança de endereço, que ocorreu em meados do ano passado, teve como objetivo facilitar o acesso e, assim, melhorar o atendimento às pessoas que costumam adquirir medicamentos pelo programa.
Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Sábados das 8h às 12h
Local: Edifício Max, térreo, centro da cidade, próximo à praça Jerônimo Monteiro
Telefone: 3155-5288
Divulgação_PMCI_FarmáciaPopular.jpgDivulgação_PMCI_FarmáciaPopular.jpg
346K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário