segunda-feira, 15 de julho de 2013

Servidores do Idaf participam de atualização da Fiocruz em biossegurança de biotérios


O médico veterinário Luiz Fernando Pereira Vieira e o técnico em laboratório Marcelo Dias Motta, do Instituto de Defesa Agropecuária eFlorestal do Espírito Santo (Idaf), participam esta semana do “Curso de atualização profissional em biossegurança de biotérios”,organizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), referência nacional no assunto.

O curso, que começa nesta segunda-feira (15) e se estende até a próxima sexta-feira (19), no Rio de Janeiro, visa formar profissionais na utilização das técnicas de biossegurança em biotérios de criação e experimentação animal e desenvolver o interesse pela aplicação de boas normas de segurança laboratorial.

Luiz Fernando explica que o biotério é um local onde são criados e mantidos camundongos utilizados no diagnóstico da raiva. “Esse método, juntamente com a técnica de imunofluorescência direta, permite que a sensibilidade do teste se aproxime de 100%, garantindo a eficácia do resultado. O Instituto conta com o único laboratório do Espírito Santo que realiza diagnóstico da doença. Os exames são gratuitos e atendem a todos os municípios capixabas”, diz o médico veterinário, doutor em raiva animal.

Dentre os temas abordados no curso, estarão: equipamentos e técnicas de contenção biológicas, desinfetantes e gerenciamento de resíduos biológicos, enfermidades ocupacionais causadas por agentes biológicos, entre outros.



Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/Idaf Francine Castro Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504 comunicacao@idaf.es.gov.br www.idaf.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário