quinta-feira, 18 de julho de 2013

Prefeitura e instituições assinam pacto pela alfabetização de jovens e adultos - VITÓRIA


Sergio Cardoso
Crianças em sala de aula
Vitória Alfabetizada vai garantir a alfabetização de jovens e adultos moradores da capital
Promover a igualdade de oportunidades na educação é uma das condições mais importantes para superar a injustiça social e reduzir as disparidades em qualquer país. Assim, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), implanta o Programa Vitória Alfabetizada.
O objetivo é garantir a universalização da alfabetização até 2016 de cerca de 4 mil jovens e adultos moradores da capital prioritariamente na faixa etária produtiva, com idade entre 15 e 59 anos.
Durante o lançamento do programa, nesta quarta-feira (17), instituições assinarão a carta "Pacto pela Alfabetização de Vitória", em que a Prefeitura de Vitória, por intermédio da Seme, das entidades filantrópicas, comunitárias e particulares, assume seu compromisso com a alfabetização de todos os jovens e adultos, mediante esforço coletivo e compartilhado para a implantação de ações de efetivação e consolidação do Programa Municipal Vitória Alfabetizada.
O diferencial do programa em Vitória está relacionado à integração de políticas públicas em que, além de assegurar a alfabetização, o público beneficiado terá oportunidade de, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo. Trabalho e Geração de Renda e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), frequentar as aulas do curso Empreendedorismo e Associativismo.
Em seguida, o participante poderá ter acesso ao microcrédito, complementando o ciclo que emancipa o adulto para a condição de cidadania plena, com capacidade de alcançar sua independência e dignidade.

Índices

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o Espírito Santo possui 119.027 pessoas com idade entre 15 e 59 anos que ainda não sabem ler e escrever. Destes, 3.936, ou 3,3% do total, estão em Vitória. A pesquisa revela ainda que na capital são 2.162 mulheres analfabetas, contra 1.774 homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário