quarta-feira, 17 de julho de 2013

Prefeitura de Cachoeiro lança 4º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café


Publicada em 17 de julho de 2013
A escolha do melhor café passa pela análise de aspectos como secagem, cor e tamanho do grãoNesta quinta-feira (18), a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim lança a 4ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café. O evento será realizado na Escola Família Agrícola, no distrito de Pacotuba, às 19h, e contará com a presença do prefeito em exercício, Abel Sant'Anna, do secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, José Arcanjo, e produtores de café do município.Durante o lançamento, os produtores que desejam participar vão poder conhecer o regulamento do concurso, saber os valores da premiação e ficar por dentro de cada passo realizado no processo de escolha do melhor café.
O concurso é realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento desde 2010.  “O objetivo é incentivar os cafeicultores a melhorarem a qualidade do café produzido no município e garantir a sustentabilidade das propriedades especializadas no seu cultivo”, ressaltou José Arcanjo Nunes.
Inscrições abertas nesta sexta-feira (19)
As inscrições para participar do 4º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café serão abertas nesta sexta-feira (19). Para garantir a candidatura, é necessário que o produtor se dirija até o Centro de Qualificação e Degustação de Café, localizado na Ceasa Sul, que fica na rodovia do Valão, das 8h às 17h, munido do talão de produtor e de um documento de identidade oficial e fazer o cadastro.
O produtor deverá apresentar, até a data final das inscrições, 30 de setembro, uma amostra de 5 litros de café conilon ou arábica para serem avaliadas por uma comissão técnica, composta por três membros classificadores. Eles vão analisar aspectos como secagem, cor, uniformidade, tamanho do grão e bebida.
Para participar do concurso, é preciso que o produtor seja de Cachoeiro. Também é necessário possuir um lote mínimo de 10 sacas beneficiadas da amostra que enviou para análise.
De todas as amostras, serão classificadas as dez melhores, que passarão por uma nova coleta no lote respectivo. Dessa vez, das notas dadas pelos jurados, 80% vão representar a qualidade e 20% a sustentabilidade do café. A amostra que não atingir 50% da nota total será desclassificada.
Os cinco melhores colocados ganharão prêmios em dinheiro e as dez melhores receberão diploma de participação. Os prêmios variam de R$ 1 mil a R$ 6 mil. A solenidade de entrega da premiação está marcada para o dia 25 de outubro deste ano.
Divulgação_PMCI_café.jpgDivulgação_PMCI_café.jpg
388K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário