sexta-feira, 12 de julho de 2013

Pesquisadores da USP visitam o Incaper para conhecer mais sobre a cafeicultura capixaba


12/07/2013 - 14h53min

DCM / Incaper
Pesquisadores da cafeicultura apresentaram alguns resultados ao professor e ao estudante da Esalq/USP.
Os trabalhos de pesquisa em cafeicultura desenvolvidos pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), mais uma vez, serviram de exemplo para instituições de outros Estados. Desta vez, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), esteve no Incaper.

O professor Antônio Augusto Franco Garcia, pesquisador na área de genética e melhoramento voltado para bioestatística, concentra suas atividades de orientação na cana-de-açúcar, produto bastante cultivado em São Paulo. Ele tomou conhecimento a respeito das pesquisas realizadas pelo Incaper no que se refere à cafeicultura, e identificou o café como cultura de interesse para estudo.

“Nas nossas conversas, o professor demonstrou entusiasmo em desenvolver linhas de pesquisa envolvendo a área de melhoramento genético, estatística e biotecnologia aqui no Espírito Santo. Ele veio conhecer o programa de pesquisa do Incaper e, em conjunto, vamos agora definir as linhas de atuação para uma parceria institucional”, disse Romário Gava Ferrão, pesquisador do Incaper e coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura.

O primeiro trabalho em conjunto entre as instituições já foi delineado. Trata-se da tese de doutorado do estudante Luís Felipe Ventorim Ferrão, mestre pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). A parceria vai permitir o desenvolvimento de novas estratégias de melhoramento genético, além de auxiliar o Incaper na análise, interpretação e obtenção de resultados com mais rapidez e eficácia, acelerando os resultados das pesquisas.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário