sexta-feira, 12 de julho de 2013

Vila Valério atesta qualidade do conilon


12/07/2013 - 15h48min

Incaper

Em um dos maiores municípios produtores de conilon, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em conjunto com a Prefeitura Municipal de Vila Valério, Câmara de Vereadores, Secretaria de Agricultura Municipal e Coopeavi tiveram a iniciativa de organizar o 1º Concurso de Qualidade de Café Conilon de Vila Valério. A ação inédita ocorreu durante 14ª Festa do Café, entre os dias 04 e 07 de julho.

De acordo com o chefe do escritório local, Gustavo Maniak, o concurso ocorreu para estabelecer uma relação da Festa do Café, evento típico da cidade, com o produto em si, uma vez que o município é um dos maiores produtores de café conilon do Estado. “O evento pode mostrar a importância e a vantagem de se produzir um café de qualidade. Além disso, essa ação serve de incentivo para que outros produtores sigam os mesmos caminhos e técnicas proporcionando maior oferta de qualidade no mercado”, relatou Gustavo.

O concurso foi dividido em duas categorias, café natural e cereja descascado. Para a primeira, concorreram 29 amostras e para a segunda, sete. Foram inscritas amostras de, aproximadamente, 1,5 kg colhidas pelos profissionais do Incaper na propriedade do agricultor. Foi verificada a quantidade de sacas existentes da amostra inscrita que, segundo a regra do concurso, poderia variar de uma a três sacas.

Degustação
Terminado o período de inscrição, as amostras foram numeradas aleatoriamente para que fossem levadas para a degustação. As amostras foram degustadas no laboratório da Coopeavi, localizado na cidade de Santa Maria de Jetibá, sendo os quatro degustadores devidamente habilitados. Participaram o técnico em Desenvolvimento Rural do Incaper, Edion Maiquel Dubberstein; a degustadora de Vila Valério, Júlia Partelli; o gerente de Qualidade Café Cooperativa Agropecuária Centro Serrana, Elivélton de Oliveira e o técnico e degustador de café da Coopeavi, Romeu Campos Delorto.

“Participei da degustação dos 29 cafés naturais e sete Cerejas descascados do concurso. Assim como os demais degustadores, fiquei impressionado com a qualidade da bebida dos cafés finalistas. Cafés muito bem equilibrados com doçura e acidez muito marcantes. Tenho certeza de que no próximo ano serão inscritos um número maior de amostras de cafés de qualidade”, afirmou o técnico do Incaper, Edion Maiquel Dubberstein.

Espaço Café Conilon

No pátio da festa, foi montado o Espaço Café Conilon, que correspondeu a um estande com amostras de mudas desenvolvidas pelo Incaper, folders e informativos sobre as novas variedades lançadas recentemente pelo Instituto, além de artesanatos, culinária, café expresso, sorvete e outros produtos relacionados ao café.

Premiação
Como forma de incentivo, optou-se por premiar oito produtores de café natural e três produtores de café cereja descascado. Os primeiros lugares da primeira categoria foram Arli Sabadini, Valcir Menegueli Rodrigues e Adeilson José Lorencini. Os da categoria cereja descascado foram Valcir Menegueli, Marcos Vaz dos Santos e Adalberto José Chaves.

A avaliação da equipe do ELDR foi de que, após a realização do concurso, a Festa do Café ganhou uma nova dimensão. “O concurso, bem como o estande, foram de grande importância para a festa, pois valorizou o produtor rural, seu trabalho e a agricultura familiar da região”, avaliou o técnico em Desenvolvimento Rural, Emanoel Chequetto.

De acordo com o secretário de Agricultura de Vila Valério, Gesomar Hertel, o trabalho do Incaper em parceria com a Prefeitura, Câmara e Secretaria favoreceu o andamento e organização das atividades. “Destaco também a importância do Incaper no nosso município não apenas no evento como no dia a dia dos produtores”, disse Gesomar.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper 

Nenhum comentário:

Postar um comentário