sexta-feira, 12 de julho de 2013

Conilon ganha força em Anchieta


12/07/2013 - 17h32min

DCM / Incaper
O café Conilon pode se desenvolver ainda mais em Anchieta.
O município de Anchieta é famoso, principalmente, pelas belas praias e pela história jesuítica. A economia do município, baseada na agricultura familiar, tem no café e na pecuária as duas principais atividades. Em torno de 2 mil hectares do seu território são dedicados ao cultivo de café Conilon. Mas a localização, a topografia, o tipo de solo e os cafeicultores do município têm aptidão para elevar a produção, que é atualmente de 60 mil sacas.

Por isso, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participou do I Encontro Municipal de Produtores de Café Conilon, realizado nesta sexta-feira (12) na cidade. O evento contou com a participação maciça de produtores rurais, além de pesquisadores, técnicos e autoridades.

As três novas variedades clonais de café Conilon, lançadas pelo Incaper, foram apresentadas pelo coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura e pesquisador do Incaper, Romário Gava Ferrão. As técnicas de manejo da cultura do Conilon (poda) foram tema da palestra de Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca, pesquisador Incaper/Embrapa Café. A organização dos produtores em cooperativas foi outro assunto abordado no evento. A qualidade do Conilon foi tratada pelo extensionista do Incaper Tássio da Silva de Souza, que também é degustador de café.

Tanto as tecnologias ligadas ao revigoramento das lavouras quanto os aspectos relacionados à qualidade fazem parte das ações do Programa Renova Sul Conilon. O I Encontro Municipal de Produtores de Café Conilon foi realizado em parceria entre o Incaper e a Prefeitura Municipal de Anchieta, e controu com apoio do Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhaores Rurais e Escola Família Agrícola (Mepes) de Anchieta.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário