sexta-feira, 26 de julho de 2013

Nova moeda circula em evento de Economia Solidária - VILA VELHA


Texto: Semcom / Foto: Divulgação

Economia solidária - Imagem: Semcom
Uma nova “moeda” vai circular em Vila Velha na 1ª Semana Municipal de Economia Solidária, na Praça Duque de Caxias, no Centro. Denominada Beijo, a moeda social será utilizada em todas as compras nos estandes do evento. Haverá um local próprio na feira para a troca das moedas e a cada troca os visitantes concorrerão a uma cesta de produtos artesanais. Cada Real vale um Beijo. O objetivo é familiarizar o público sobre o uso das moedas sociais. A semana tem início na segunda-feira (29) e termina no sábado (03).

O evento contará com exposição e comercialização de produtos - principalmente artesanato - palestras, apresentações culturais, exibição de vídeos, oficinas de artesanato, entre outras atividades. Estão programadas as seguintes oficinas com palestras: Políticas Públicas, Finanças Solidárias, Comércio Justo e  Economia Solidária e Movimentos Sociais.
Moeda social - A abertura do evento será na segunda-feira (29), às 18 horas, na Academia de Letras de Vila Velha, na Prainha. Neste dia ainda e na terça (30) acontecem palestras e outras atividades. Já de quarta (31) a sábado (03), na Praça Duque de Caxias, será realizada a feira de artesanato na qual haverá comercialização de produtos e a utilização da moeda social.  As inscrições para as oficinas serão feitas no local do evento com limitação de 30 vagas por oficina.

Com o apoio da Prefeitura de Vila Velha, a 1ª Semana Municipal de Economia Solidária é uma promoção da ADERES e tem por objetivo divulgar este importante setor da economia.

Economia Solidária - Outra novidade do evento será a possibilidade de conhecer dois bancos de economia solidária existentes em Vila Velha: o Banco Verde e o Banco Terra, que funcionam, respectivamente, em Ataíde e Terra Vermelha. Um veículo fará o transporte das pessoas do Centro de Vila Velha até os bancos solidários. O modo de funcionamento destas organizações também estará em exposição na feira.

O Banco Verde existe há cinco anos. Por meio dele, o cidadão troca material reciclável por uma Moeda Verde, que é utilizada na compra de produtos e serviços dentro da comunidade. Já o Banco Terra funciona há sete anos com linhas de crédito, ou seja, o cidadão pega dinheiro emprestado e depois paga o empréstimo com juros baixos. Os dois projetos atendem, aproximadamente, 600 famílias.

Serviço:
1ª Semana Municipal de Economia Solidária
Praça Duque de Caxias
De Segunda-feira (29) a sábado (30)
Abertura: Segunda – 17h30m – Academia Humberto de Campos – Prainha
Feira de Artesanato – De quarta-feira (31) a sábado (03)

Nenhum comentário:

Postar um comentário