sexta-feira, 26 de julho de 2013

Ação de cidadania nesta segunda-feira na Região 3 - VILA VELHA


Texto: Angela Beserra / Foto: Alexandre Alvares

Desenvolvimento em ação, um dia de cidadania - Imagem: Alexandre Alvares
A prefeitura de Vila Velha promove na segunda-feira (29) mais uma ação de cidadania voltada, principalmente, para os empreendedores individuais. O evento acontece no espaço Obra Social Paróquia Santa Rita de Cássia e Centro Comunitário do bairro 1º de Maio, das 9 às 16 horas.
Intitulado “Desenvolvimento em ação, um dia de cidadania”, o evento contará com uma série de atividades, a exemplo de inscrição para cursos de qualificação e de capacitação, encaminhamento para o mercado de trabalho, emissão da Carteira de Trabalho, acesso ao crédito, serviços da Defensoria Púlica, entre outras ações.
Cursos - Serão oferecidas 200 vagas em cursos profissionalizantes, preferencialmente para os inscritos no Cadúnico das comunidades de 1º de Maio, Alecrim, Santa Rita e Pedra de Búzios.  As vagas são para os cursos de cuidador de idoso, garçom, porteiro e vigia, montador e reparador de micro, eletricista predial de baixa tensão, almoxarife, aplicador de revestimento cerâmico, costureiro industrial do vestuário, pedreiro, pintor de imóveis, mecânico de motocicletas e pintor de automóveis.
Defensoria Pública - A ação terá um viés na cidadania e a Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo, por meio do Projeto Defensoria Amiga da Comunidade, que oferecerá atendimento jurídico integral e gratuito, especialmente relacionadas a processos de divórcio, reconhecimento de paternidade, encaminhamento para exame de DNA gratuito, segunda via de certidão de nascimento e de casamento, dentre outras. As crianças terão um dia de lazer com muitas brincadeiras.

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Vila Velha, o evento conta com o apoio das Secretarias de Assistência Social, Esporte e Lazer, e da Prevenção e Combate à Violência. Também tem o apoio da Unidade Móvel da Aderes e Defensoria Pública do Estado do Espírito.

Serviços e documentos necessários:
Inscrição em cursos profissionalizantes – apresentar xerox de RG, CPF, comprovante de residência e NIS, se houver.

Emissão da 1º via da Carteira de Trabalho – apresentar os originais do RG (ou certidão de nascimento/casamento), CPF, comprovante de residência atual e uma foto 3x4 com fundo branco. OBS idade mínima 14 anos completos.

Encaminhamento para o mercado de trabalho – apresentar os originais da carteira de trabalho, RG, CPF e comprovante de residência atual.

CNPJ imediato para Empreendedores Individuais - originais RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, e se houver, comprovante comercial e nº do recibo da última declaração do imposto de renda.
Acesso a linhas de crédito para Empreendedores Individuais - RG, CPF, comprovante de residência, e se for casado, certidão de casamento, RG e CPF do cônjuge (duas cópias de cada). Apresentar cópias dos documentos de dois avalistas: RG, CPF, comprovante de residência e de renda, e se for casado, certidão de casamento, RG e CPF do cônjuge (duas cópias de cada.

Confecção de novo RG - Trazer originais e cópia da certidão de nascimento ou casamento de acordo com estado civil, comprovante de residência e uma foto 3x4 recente com fundo branco.

Confecção de novo CPF - Documento de identidade com foto e comprovante de residência.
Inscrição no bolsa família - Adultos - Comprovante de residência, certidão de nascimento, RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, 3 últimos contracheques, se houver. Crianças – certidão de nascimento e declaração escolar, válida por 30 dias.

Serviços da Defensoria Pública Estadual - RG, CPF e comprovante de residência. Outros materiais poderão ser cobrados de acordo com a ação solicitada.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário