quinta-feira, 4 de julho de 2013

Moradores e profissionais têm dia de festa na US de Santa Martha - VITÓRIA


Yuri Barichivich
Forró Cuca Fresca na Unidade de Saúde Santa Marta
Forró, comidas típicas da estação e exposição de trabalhos movimentaram a U.S. de Santa Martha
Esta quinta-feira (3) foi um dia atípico na Unidade de Saúde de Santa Martha. Teve forró, comidas típicas da estação, exposição de trabalhos e até corte de cabelo.
Os usuários do “Projeto Cuca Fresca” fizeram uma confraternização que reuniu os profissionais da unidade, pessoas da comunidade e até voluntários que souberam da ação e quiseram deixar sua contribuição.
A enfermeira e coordenadora do projeto, Elena Rocha Sacchtti, explicou que o projeto foi pensado para os idosos e pessoas com transtorno mental. No entanto, outros usuários aderiram e o grupo está crescendo.
“Iniciamos o projeto em 2012, pensando nos quase dois mil idosos do bairro, que estavam muito ociosos, alguns já com depressão. A proposta inicial era reuni-los quinzenalmente para realizar atividades de pintura, crochê e mosaico", diz.
Porém, segundo Elena, outras pessoas foram aderindo, os encontros já são semanais e as atividades estão aumentando. "A pedido deles estamos realizando essa confraternização e exposição dos trabalhos que eles fazem”.
O cabeleireiro, Vinícius Sarcinelli, soube da atividade e foi até a unidade para doar um pouco do seu trabalho. “A recompensa é o sorriso dessas pessoas. Isso faz toda a diferença na vida da gente”, contou.
O aposentado, João Batista Vieira, de 70 anos, participa do projeto, mesmo sendo morador de outro bairro. “Não venho toda a semana porque não posso, mas é muito bom”, contou empolgado.
Para a dona de casa, Maria Cesário dos Santos, de 79 anos, o projeto é ainda mais empolgante. Ela faz questão de comparecer em todos os encontros. “Como o próprio nome já diz é aqui que esfrio a minha cuca e me distraio. Não deixo de vir de jeito nenhum”.
A coordenadora, Elena, contou que está aumentando os tipos de atividades desenvolvidas. “Faremos uma oficina de brinquedos. Já estamos juntando brinquedos velhos e quebrados para consertá-los e doá-los para crianças carentes”.
O projeto acontece toda quarta-feira, de 14 ás 17h, na Unidade de Saúde de Santa Marta, que fica na rua Getúlio Miranda, s/nº, Santa Martha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário