quinta-feira, 4 de julho de 2013

Fórum discute políticas públicas de igualdade racial - VITÓRIA


Andre Sobral
Fachada da MUCANE
O Fórum foi realizado no Museu Capixaba do Negro (Mucane)
Cerca de 70 pessoas participaram nesta quarta-feira (3) do Fórum Municipal de Promoção da Igualdade Racial, realizado no Museu Capixaba do Negro (Mucane). O evento teve como objetivo promover a discussão das temáticas que serão abordadas na III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que acontecerá nos dias 19 e 20 de julho, no auditório da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), em Itararé.
Segundo a gerente de Promoção da Igualdade Racial e de Gênero da Semcid, Ariane Meireles, o evento foi um sucesso.
“Ficamos muito felizes com a participação popular no debate. O enfrentamento ao racismo exige políticas afirmativas para a valorização da população negra em todos os espaços. E a atual gestão está preocupada em se aproximar dos movimentos sociais e implementar as políticas públicas sugeridas pela população”, destacou.
Para a professora aposentada, Leomar dos Santos Vazzoler, 62 anos, o Fórum contribuiu para reafirmar a luta contra o racismo. “Fiquei muito feliz com o debate, que destacou a aplicabilidade das políticas públicas tanto na luta contra o racismo como na fiscalização e cobrança para implementação de leis já aprovadas. Saí do evento mais otimista”, disse.
Após as discussões em nível municipal, serão realizadas as Conferências Estadual e Nacional, como explicou a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial da Semcid, Valdeni Andrelino. "Essas conferências locais e estadual irão nos preparar para a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que este ano tem como tema 'Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por um Brasil afirmativo' e será realizada em novembro, em Brasília", adiantou.
Entre as abordadas questões abordadas durante o Fórum estavam "Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo", "Políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios", "Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão" e "Arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial".
Além de representantes do poder público municipal, participaram do evento a gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Subsecretaria de Movimentos Sociais do Espirito Santo, Renata Marisa da Luz (Pandora), o doutorando em Educação/Ufes e especialista em Relações Étnico-raciais Gustavo Henrique Araújo Forde e representantes da sociedade civil organizada.
Serviço:
III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (III COMUPIR)
Dia 19 de julho, das 18 às 22 horas
Dia 20 de julho, das 7h30 às 18 horas
Local: Auditório da Semcid – Avenida Maruípe, nº 2.544, Itararé (Casa do Cidadão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário