segunda-feira, 22 de julho de 2013

MEC fornece assessoria em políticas para alunos especiais na capital - VITÓRIA


Carlos Antolini
Crianças bincando com corte de papel
Unidades da rede municipal de ensino oferecem estrutura e profissionais para garantir o direito à educação aos alunos especiais
Promover diálogos entre as políticas locais e as de âmbito nacional com o objetivo de fortalecer o direito de aprender e garantir a inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou que sejam superdotados. É com base nessa proposta que, nesta quarta-feira (24), o Ministério da Educação (MEC) oferecerá assessoria à Coordenação de Formação e Acompanhamento à Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Seme).
Quem vai se reunir com os servidores da Seme, diretores e pedagogos será a professora Rosana Cipriano, que fará uma exposição da Política Nacional de Educação Especial em uma perspectiva inclusiva.
"A Secretaria Municipal de Educação vem promovendo movimentos que visam garantir a todos os estudantes o direito de matrícula, permanência e acesso ao conhecimento, indistintamente, de forma qualificada. Nesse sentido, vem direcionando ações para que cidadãos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação tenham esse direito nas unidades de educação infantil, ensino fundamental e de jovens e adultos", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.
Entre essas ações, ganham destaque os investimentos na contratação de profissionais, na formação continuada desses servidores, na reestruturação dos prédios escolares, na aquisição de recursos e equipamentos pedagógicos e discussão sobre a reorganização dos currículos escolares, das práticas pedagógicas e dos processos de avaliação da aprendizagem para que o direito à educação seja exercido, sem nenhuma reserva.
Atualmente, a rede municipal de ensino conta com 255 professores especializados para lidar com 1.457 alunos especiais. A assessoria que a Seme vai receber do MEC objetiva também apontar contribuições para a implementação de políticas públicas na rede municipal de Vitória e promover reflexões sobre os movimentos constituídos em favor do processo de escolarização de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação e os desafios que emergem do processo.
"Teremos ainda a oportunidade de dialogar sobre a gestão dos sistemas de ensino na implementação dessas políticas, o atendimento aos alunos com altas habilidades ou superdotação e os demais estudantes que são público-alvo da educação especial, tanto nas ações planejadas e desenvolvidas em sala de aula como no atendimento educacional especializado", adiantou a coordenadora de Formação e Acompanhamento à Educação Especial, Ana Lúcia Sodré.
Hoje, o quadro da educação especial no município de Vitória encontra-se dividido da seguinte forma:
Unidade de ensinoAlunos especiaisProfessores especializadosASO 
Cmei19565- 
Emef1.26219053 
TOTAL1.45725553 
*Cmei: Centro Municipal de Educação Infantil
*Emef: Escola Municipal de Educação Fundamental
*ASO: Assistente de Suporte Operacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário