segunda-feira, 22 de julho de 2013

Pré-Conferência de Meio Ambiente debate a questão dos resíduos sólidos - VITÓRIA


Leane Barros
Mulheres selecionando material reciclável em mesa de coleta
Destinação correta do lixo será abordada na Pré-Conferência de Meio Ambiente
A Pré-Conferência Municipal de Meio Ambiente será realizada nesta terça-feira (23), das 8 às 18 horas, naEscola Técnica de Formação Profissional em Saúde(Etsus), na Ilha de Santa Maria. O evento vai tratar o tema "Resíduos sólidos", seguindo o que foi proposto pelo Ministério de Meio Ambiente.
A primeira palestra será da procuradora da Prefeitura de Vitória Flávia de Souza Marchezini. Ela falará sobre "A Política Nacional de Resíduos Sólidos: desafios para sua implementação". Ela é mestre em História Social das Relações Políticas.
Ainda na parte da manhã, haverá um painel sobre resíduos sólidos em Vitória, com a participação de representantes da Prefeitura de Vitória, do Ifes, das associações de catadores e da Marca Ambiental. Após a explanação, haverá um debate.
A parte da tarde será o momento para o desenvolvimento de ações e debates em Grupos de Trabalho, para que, ao fim do dia, sejam apresentados os projetos prioritários para a questão dos resíduos sólidos do nível local às esferas estadual e nacional.

Desafio

O secretário municipal de Meio Ambiente, Cleber Guerra, afirmou que esse é o momento de fomentar discussões em Vitória sobre a temática socioambiental. "Vamos focar na questão dos resíduos sólidos visando a uma participação mais qualificada na Conferência Regional Metropolitana, no dia 27 de julho, em Vila Velha, e depois para a Nacional, em setembro".
Cleber explicou ainda que o tema proposto pela Conferência Nacional de Meio Ambiente é um desafio para as grandes cidades. "Hoje temos um enfrentamento, que é como lidar com os resíduos sólidos de forma a atender os quatro "r": reduzir, racionalizar, reutilizar e reciclar".
A gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Andressa Lemos, explicou que a Pré-Conferência Municipal é um preparatório para as etapas estadual e nacional. "Trataremos da mobilização e da educação ambiental na questão dos resíduos sólidos".
Programação
8 às 8h30 - Credenciamento
8h30 às 9 horas - Abertura oficial
9 horas às 9h30 - Apresentação da metodologia da Conferência e programação
9h30 às 10h30 - Palestra "Política Nacional de Resíduos Sólidos: Desafios para sua implementação". Palestrante: Dra. Flávia de Sousa Marchezini, procuradora do Município de Vitória e mestre em História Social das Relações Políticas pela Ufes
10h30 às 12 horas - Painel sobre resíduos sólidos em Vitória. Palestrantes: representantes da Prefeitura de Vitória, Ifes, associação de catadores e empresa Marca Ambiental
12 horas às 13h30 - Intervalo
13h30 às 15h30 - Grupos de Trabalho (GT) por Eixo Temático
15h30 às 16 horas - Intervalo
16 horas às 17h30 - Plenária para leitura das ações e defesa das propostas. Definição das Ações Prioritárias (5 por eixo)
17h30 às 18 horas - Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário