quinta-feira, 4 de julho de 2013

Estudantes do Colégio Estadual recebem orientações sobre mercado de trabalho - VITÓRIA


Elizabeth Nader
Mãos segurando a carteira de trabalho
A Agência Municipal do Trabalhador cadastra adolescentes interessados em ingressar no mercado de trabalho
Adolescentes que têm entre 14 e 16 anos e que estudam no Colégio Estadual, no Forte São João, receberão informações úteis e atuais sobre legislação, direitos e deveres, higiene pessoal, vestuário, postura e comportamento durante as entrevistas de emprego.
As orientações serão dadas por técnicos da Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda, das 13 às 18 horas, no auditório do colégio, nesta sexta-feira (5).
A Agência Municipal do Trabalhador cadastra adolescentes de 14 a 16 anos interessados em ingressar no mercado de trabalho que estejam cursando o ensino regular, residentes em Vitória e com renda familiar de até dois salários mínimos.
A inscrição é realizada todos os dias, nos telecentros, das 8 às 20 horas. Ainda este mês outras palestras serão realizadas.
Segundo a coordenadora de Apoio ao Jovem Trabalhador, Greuza Nunes Pereira, o Programa de Adolescente Aprendiz propicia a inserção de jovens no exercício de aprendizagem.
Ela explicou que o objetivo é que alunos das escolas estaduais entendam como o projeto pode ser útil para os interessados. “Os jovens, normalmente, chegam sem informação e com muitas dúvidas sobre como se comportar na busca de trabalho”, destacou.

Incentivo

A demanda tem crescido e cada vez mais jovens de áreas diversas da capital têm procurado a Prefeitura. As famílias sempre apoiam e incentivam os jovens a entrar no mercado em busca de oportunidade de trabalho e formação.
No ato da inscrição, o adolescente deve apresentar Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, comprovantes de residência e de renda, declaração escolar e uma foto 3x4. Só são inscritos os adolescentes que apresentarem toda a documentação original exigida.

Visita

Depois disso, é feita a visita à casa do adolescente para verificação da situação sociofamiliar. Com base no perfil, a empresa solicita à coordenação do programa que envie adolescentes para participar de processo seletivo.
Para cada vaga são encaminhados três adolescentes cadastrados no banco de dados do programa. A escolha é de acordo com o nível de vulnerabilidade e a data da inscrição do adolescente. A seleção é de responsabilidade da empresa.
Mais informações sobre o Adolescente Aprendiz pelo telefone (27) 3132-5312, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário