terça-feira, 23 de julho de 2013

Delegados da Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial são eleitos - VITÓRIA


André Luiz Silva Sobral
Enfrentamento ao racismo
Representantes dos segmentos do movimento social negro discutiram políticas públicas de combate ao racismo
A criação de uma Secretaria de Promoção de Igualdade Racial em Vitória foi um dos pontos discutidos durante a III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Comupir), nos últimos dias 19 e 20. Na ocasião, foram definidos os 30 delegados, entre representantes do poder público e da sociedade civil organizada, para representar o município na III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que será realizada nos dias 30 de agosto e 1º de setembro, em local a ser definido.
Na opinião da coordenadora de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), Valdeni Andrelino, a conferência foi um sucesso. "O evento foi positivo em todos os aspectos: na qualidade dos debates, na discussão dos eixos propostos e, principalmente, na participação efetiva dos segmentos do movimento social negro. Ficamos muito satisfeitos com as propostas dos grupos de trabalho", disse Andrelino.
Com o tema "Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por uma Vitória afirmativa", os grupos de trabalho propuseram um conjunto de recomendações para o enfrentamento ao racismo. "Surgiram propostas para serem implementadas no âmbito municipal, como a criação de uma Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e de leis de incentivo às manifestações e produções culturais afro-brasileiras. Também foram sugeridas propostas mais amplas, que serão levadas para a Conferência Estadual", destacou Valdeni.
O secretário municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Marcelo Nolasco, destacou a importância de políticas públicas para o combate ao racismo. "A discriminação é uma agressão aos direitos humanos e ao princípio da dignidade da pessoa humana. Por isso, precisamos combater veementemente, por meio de políticas públicas, o racismo", disse Nolasco.
O prefeito Luciano Rezende também destacou a importância de fomentar discussões em torno da temática. "Precisamos combater todo o tipo de preconceito, seja por raça, cor, gênero ou orientação sexual. Tenho certeza que o conhecimento elevado dos participantes dessas conferências representará um grande avanço nos debates para a implementação de políticas públicas", destacou.
O evento, realizado no auditório da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), em Itararé, ainda contou com a presença da coordenadora de estudos sobre Gênero e Raça do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Tatiana Dias Silva, além de representantes dos segmentos do movimento social negro e da sociedade civil organizada.

Propostas

André Luiz Silva Sobral
Enfrentamento ao racismo
Evento definiu os delegados que vão representar o município na Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial
Após as discussões a nível municipal e estadual, as propostas serão levadas para a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que este ano tem como tema "Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por um Brasil afirmativo" e será realizada em novembro, em Brasília.
"As conferências estão sendo realizadas em todo o país, sendo uma preparação para a Conferência Nacional. Portanto, trata-se de um importante instrumento para que a sociedade reafirme e amplie o compromisso governamental com as pessoas a partir das políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade racial", disse a coordenadora.
Neste ano, os eixos em debate são "Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo"; "Políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios"; "Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão" e "Arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial".
Com edição de Matheus Thebaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário