sexta-feira, 19 de julho de 2013

Crianças criam bonecos inspirados em lenda capixaba - VITÓRIA


Professores trabalham a cultura local junto aos alunos
Alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) “Pimpolho”, de Jardim Bela Vista, criaram esculturas baseadas nas personagens da lenda capixaba “O pássaro de fogo”.
As esculturas dos personagens da lenda, o guerreiro Guaraci e a princesa Jaciara, e foram montadas a partir de garrafas pet, materiais reciclados, latas, tecidos, bexigas, arames e lã. As cabeças foram feitas com a técnica de papietagem, que se utiliza de pedaços de jornal e cola dissolvida em água. As crianças também fizeram a pintura corporal das esculturas e criaram os acessórios como o colar, o cocar e as roupas.
Divulgação/SEDUAs professoras de artes Claudia e Michele do Cmei Pimpolho
No dia 24 de junho as crianças confeccionaram cocares para cada uma delas, de acordo com a lenda, neste dia o Pássaro de Fogo retorna para transformar o guerreiro Guaraci e a Princesa Jaciara novamente em pessoas para que possam se ver durante aquela noite e quando amanhecem voltam à sua forma como o monte Mestre Álvaro e monte Moxuara.
De acordo com a pedagoga Ana Paula Pimentel, o projeto teve um envolvimento muito grande das crianças. O tema meio ambiente, as causas da poluição nas cidades e nos rios e seus prejuízos, também foram temas abordados no projeto.
As peças estão expostas no Cmei e podem ser apreciadas por toda a comunidade escolar.
O Projeto
A ideia de criar os bonecos surgiu durante as comemorações do dia do Índio. Na ocasião, a história dos primeiros habitantes do Brasil foi apresentada por meio de vários recursos pedagógicos, como vídeo sobre a cultura e os costumes indígenas, leitura de imagens do cotidiano indígena, apreciação e análise da obra “Desembarque de Cabral em Porto Seguro”, do artista Oscar Pereira da Silva, que gerou também uma reflexão a respeito da chegada dos portugueses ao Brasil.
A segunda etapa do projeto foi a história local, com o objetivo de conhecer e valorizar a diversidade étnica e cultural presente na lenda capixaba e no folclore do município. Contemplou também a apreciação de um dos bens naturais e símbolo da identidade serrana, o monte Mestre Álvaro.
Para o desenvolvimento do projeto foi usado vídeo com a história da lenda e com relatos de moradores da Serra e Cariacica, dramatização da lenda feita pelas crianças e observação do monte Mestre Álvaro, pois a escola é presenteada com parte da vista para o monte.
A lenda do Pássaro de Fogo
O Pássaro de Fogo é uma das figuras mais famosas do folclore capixaba, sua lenda lembra a origem de Rudá, o deus Tupi do amor, que havia surgido para ser o mensageiro entre o sol e a lua, assim como despertar o amor no coração das mulheres.
Segundo a lenda, onde hoje ficam as cidades de Cariacica e Serra, viviam duas tribos rivais. O chefe da tribo que habitava Cariacica teve uma filha chamada Jaciara, esta princesa veio a apaixonar-se pelo valente guerreiro da tribo rival, Guaraci.
Dos céus uma ave fantástica via o sofrimento do casal e seu amor proibido. Decidido a ajudar, o enorme pássaro promovia os encontros do casal, mas mesmo com a ajuda sobrenatural, os jovens foram descobertos. O chefe da tribo encomendou um feitiço para que os amantes jamais se encontrassem novamente, os jovens foram então transformados em montes de pedra. Jaciara foi transformada em Monte Moxuara e Guaraci no Monte Mestre Álvaro, condenados a estar de frente um ao outro pela eternidade, mas sem se tocarem ou se falarem.
Talvez por arrependimento das tribos ou dos deuses, os espíritos que habitam as florestas do Moxuara fizeram outro encanto. Uma vez por ano os jovens amantes se libertariam de sua prisão de pedra e o pássaro encantado lhes serviria de mensageiro, a ave fantástica se converteu em fogo e no dia 24 de junho é possível ver o pássaro de fogo rasgar os céus levando as eternas promessas de amor da princesa e do guerreiro.


CRÉDITOS: Secretaria de Educação | 19/07/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário