quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Resíduos gerados no Sambão do Povo serão recolhidos por catadores organizados



Carlos Antolini
Interior da Ascamares com pessoas selecionando o lixo
Nas associações, os resíduos são separados, prensados e depois vendidos às indústrias de reciclagem
Durante os três dias do Carnaval de Vitória 2013, 16 catadores de material reciclável, organizados em duas associações apoiadas pela Prefeitura de Vitória, estarão no Sambão do Povo colaborando com a limpeza ao separar os resíduos gerados no local.
As associações dos Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (Ascamare) e dos Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória (Amariv) serão as responsáveis pela catação e pelo recolhimento de todo material passível de reciclagem: latinhas de cerveja e refrigerante, garrafas PET, papelão e plástico.
Os trabalhadores estarão uniformizados e devidamente credenciados e usarão botas e luvas de proteção. Os catadores vão circular por toda a área dos camarotes e arquibancadas e vão fazer a coleta em grupos de três. A Prefeitura de Vitória também doará sacolas para o armazenamento do material. A triagem do material será feita logo após os desfiles.
A expectativa é de que seja recolhida cerca de uma tonelada de materiais recicláveis, a maior parte latinhas de alumínio, além de garrafas PET, plásticos, papel e papelão, entre outros materiais que podem ser reaproveitados.
Juntas, as duas associações possuem, aproximadamente, 50 catadores organizados, que comercializam o lixo reciclável entregue pela Prefeitura de Vitória. O recurso arrecadado com a venda do material é dividido entre os trabalhadores associados.

Consciência

Segundo o secretário municipal de Turismo, Paulo Renato Fonseca Júnior, para que o trabalho dos catadores tenha um resultado ainda melhor, é importante que os frequentadores dos camarotes separem os resíduos.
"Uma atitude simples de separar o resíduo seco do úmido fará a diferença. Tudo foi planejado para que catadores que trabalham de maneira organizada se beneficiem da grande movimentação esperada nas três noites", previu o secretário, ao lembrar que um momento de alegria pode ser também de sensibilização.
Samira Gasparini
Latas e garrafas de cerveja vazias
Latinhas serão recolhidas pelos catadores no Sambão do Povo Ampliar
Em média, são coletadas 110 toneladas de recicláveis por mês. Nas associações, os resíduos são separados, prensados e depois vendidos às indústrias de reciclagem. As associações são apoiadas pela secretarias municipais de Turismo e Trabalho e Geração de Renda (Setger).
As principais vantagens da utilização de associações de catadores são a geração de emprego e renda para a comunidade, o resgate da cidadania e a inclusão social dos catadores, além da preservação do meio ambiente.
Com edição de Matheus Thebaldi
Saiba mais sobre Meio AmbienteServiçosTrabalho eTurista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário