quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Em Vitória Carros fumacês começam a circular nos bairros para intensificar combate à dengue



André Luiz Silva Sobral
Veículos de Combate a Dengue
Carros borrifam inseticida de forma espacial para conter a disseminação do mosquito Aedes Aegypti Ampliar
Os moradores de Vitória ganharam mais um reforço para o combate à dengue. Os carros fumacês começaram a circular pelos bairros da capital borrifando inseticida de forma espacial para conter a disseminação do mosquitoAedes Aegypti. São seis veículos estilo pick-up com o equipamento UBV (Ultra Baixo Volume) acoplado.
Neste trabalho, também serão utilizados equipamentos portáteis de aplicação do produto químico. Os equipamentos costais, chamados de UBV leve, serão manuseados por um grupo de oito agentes de combate às endemias, devidamente treinados para essa operação. Eles aplicarão o inseticida, preconizado pelo Ministério da Saúde, nos locais onde os carros não têm acesso, como escadarias, vielas e ruas estreitas.

Participação popular

Para que a campanha de combate à dengue dê resultados positivos e elimine os focos e a proliferação do mosquito transmissor, é muito importante a participação da sociedade. Por isso, é necessário que portas e janelas sejam abertas quando o carro fumacê estiver passando, já que as partículas do produto químico borrifadas permanecem suspensas no ar por cerca de duas horas, matando o mosquito adulto.
A aplicação do inseticida de forma espacial começou a ser feita a partir desta terça-feira (22), em Jardim Camburi, e vai se estender por toda a capital. Até o dia 6 de fevereiro, os carros fumacês e os agentes de combate às endemias vão aplicar o produto em todos os bairros de Vitória.
Em cada bairro, serão realizadas cinco aplicações do produto químico a cada quatro dias, com intervalo de dois dias em cada lugar. Toda a operação deverá durar cerca de 20 dias.
Com edição de Matheus Thebaldi
Saiba mais sobre Serviços e Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário