quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Projeto Biomas proporciona ampliação da cobertura vegetal no Espírito Santo



02/01/2013 - 09h06min

Incaper

Ampliar a cobertura florestal do Espírito Santo por meio da inserção de árvores nativas nas propriedades rurais. Esse é o objetivo do Projeto Biomas, iniciativa da Embrapa Florestas e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) que conta com a coordenação do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) no Bioma Mata Atlântica. O projeto é financiado pela John Deere, Monsanto, Vale e Sebrae.

Os experimentos do Bioma Mata Atlântica serão realizados na Reserva Natural da Vale e na propriedade rural do senhor Silvestre Milanezi, em Sooretama. Ele disponibilizou 35 hectares para o plantio de árvores, que serão distribuídas em Áreas de Preservação Permanente (APP), reserva legal e sistemas de produção. O projeto prevê o desenvolvimento de soluções técnico-científicas para a proteção das paisagens rurais nos seis biomas brasileiros: Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Amazônia, Pampa Gaúcho e Pantanal.

“A escolha do Espírito Santo como área de referência para o Bioma Mata Atlântica, que abrange diversos Estados brasileiros, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, projeta o Estado no cenário nacional nas ações de reflorestamento em propriedades agrícolas e fortalece as ações de Governo no sentido de ampliar a cobertura florestal capixaba”, avaliou a Coordenadora do Bioma Mata Atlântica e servidora do Incaper, Fabiana Ruas.

Serão desenvolvidos 24 experimentos de pesquisas, ao longo de sete anos, no Espírito Santo. Em 2012, 10 experimentos já foram iniciados. A partir da finalização das pesquisas sobre os modelos de inserção de cobertura florestal nas propriedades rurais, será incentivada a replicação desses resultados em outras propriedades rurais, propiciando a difusão de atividades produtivas sustentáveis dentro de cada bioma. “O projeto pretende trazer respostas de modelos de inserção de cobertura florestal na propriedade rural, incorporando o agricultor no processo”, explicou Fabiana.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário