quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Cafeicultores de Dores do Rio Preto se inscrevem em prêmio de qualidade de café



28/12/2012 - 15h44min

Assessoria de Comunicação Incaper

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Prefeitura Municipal de Dores do Rio Preto, irá promover, no dia 04 de janeiro, sua primeira atividade na área da cafeicultura em 2013. Os agricultores do município participarão de excursão técnica com destino à sede da Cooperativa dos Cafeicultores das Montanhas do Espírito Santo (Pronova), em Venda Nova do Imigrante, para conhecer a estrutura da cooperativa e realizar inscrição na 12ª edição do Prêmio de Qualidade Real Café – Cafuso – UCC.

Serão 15 produtores que, acompanhados de técnicos do Incaper, participarão da excursão. Eles irão entregar as amostras de seus cafés para concorrer no maior concurso de qualidade do café arábica do Estado, que terminará em março de 2013, revelando os vencedores. Além disso, a oportunidade será aproveitada para que os agricultores conheçam o funcionamento da cooperativa e as possibilidades de comercialização que ela oferece.

“A visita servirá para integrar um pouco mais os produtores de Dores do Rio Preto com a produção de café de qualidade superior. Para isso, além de ir à Pronova, eles também visitarão uma propriedade que trabalha com café despolpado, para que possam vislumbrar o potencial de produzir cafés especiais”, explica o chefe do escritório local do Incaper, Norberto Neves Frutuoso. O técnico do Incaper de Venda Nova, Agno Tadeu da Silva, acrescenta ainda que a propriedade deve aliar produção de café de qualidade com turismo rural, já que os municípios estão situados na região do Caparaó que possui grande potencial para a atividade.

A cultura do café arábica, juntamente da pecuária leiteira, é a base econômica e principal fonte de emprego e renda de Dores do Rio Preto. Alguns produtores já começaram a desenvolver a produção de cafés de qualidade, contudo, ainda é necessária a ampliação do trabalho que agrega valor ao produto. Atualmente, o município possui uma área de 4.500 hectares de café distribuídos em cerca de 600 propriedades.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Mariana Bergamini
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário