sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Previsão de chuva: um alívio para os agricultores



11/01/2013 - 17h58min


Depois de um longo período de seca, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) anuncia a previsão de chuva neste fim de semana em algumas regiões do Espírito Santo. O meteorologista Hugo Ramos explica que a umidade aumenta por conta das nuvens que avançam do mar em direção ao Estado. “As chuvas não devem ser muito volumosas. São chuvas isoladas, típicas de verão”, pontuou.

No sábado (12), a previsão é de chuva ao longo do dia, intercalada com aberturas de sol, da Grande Vitória ao litoral Norte, incluindo a parte central da Região Serrana. Nas demais áreas, sol entre algumas nuvens, com previsão de chuva e algumas trovoadas no período da tarde e à noite. O vento sopra moderadamente à tarde e em parte da noite no litoral Sul. As temperaturas variam entre 17°C e 24°C na Região Serrana e vão de 18°C a 33°C nas demais regiões.

No domingo (13), as condições do tempo não mudam muito. Chuvas rápidas ao longo do dia, intercalando com aberturas de sol, na Grande Vitória e por todo o litoral Norte do Estado. Nas demais Regiões, o sol pela manhã, aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde, com menores chances no norte da Região Serrana e no sul da Região Noroeste. As temperaturas variam entre 16°C e 23°C na região Serrana e entre 17°C e 33°C nas demais regiões.

Na segunda-feira (14), o sol aparece em todas as áreas capixabas, mas chove em alguns momentos em toda a faixa Leste, com menores chances à tarde. Nas demais áreas do Estado, o sol aparece entre nuvens, mas há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde. A noite, as chuvas deverão se concentrar no sudoeste da região Serrana, e por toda a região sul. As temperaturas devem variar entre 15°C e 23°C na Região Serrana e entre 18°C e 34°C nas demais regiões.

Na terça-feira (15), a tendência é de que o sol predomine em todas as regiões, mas ainda há uma pequena chance de chuva por toda a faixa leste no período da manhã. A partir da tarde, o calor e a presença de umidade devem provocar pancadas de chuvas isoladas na Região Serrana, parte da Região Sul (entre o Caparaó e nas localidades próximas as áreas serranas), como também na parte sul da região Noroeste. As temperaturas devem variar entre 15°C e 24°C na Região Serrana e entre 17°C e 35°C nas demais regiões.

Estiagem
A previsão de chuva para os próximos dias no Espírito Santo é um alívio para os produtores rurais capixabas. A última chuva significativa registrada pela equipe de meteorologia do Incaper foi no início de dezembro. A estiagem dura mais de um mês, e trouxe diversos prejuízos.
O nível de rios e córregos está bem abaixo do normal. Com isso, a captação de água para abastecer diversas cidades ficou comprometida. Em alguns casos, a situação é bastante crítica. Alguns córregos não suportam a retirada de água para irrigação. A produção de café, principal produto agrícola capixaba, e de várias outras culturas, foi afetada.

O Incaper orienta os agricultores para enfrentar os períodos de estiagem. É importante fazer a recuperação e a manutenção de mananciais hídricos e utilizar sistemas de irrigação eficientes, evitando a perda de água. “Essas medidas devem ser, sempre, sob orientação técnica, evitando-se, por exemplo, o sub ou super dimensionamento de sistemas de irrigação e construção de represas irregulares sob o ponto de vista da legislação”, destacou Geraldo Mendes da Silva, chefe do Centro Regional de Desenvolvimento Rural do Incaper em Linhares.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário