terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Plano de prevenção a seca minimiza impacto da falta chuva em Colatina


Desde a última semana representantes da Prefeitura de Colatina e do Incaper, estão se reunindo para avaliar os locais e os prejuízos causados pela estiagem.
Um relatório deverá ser apresentado até a próxima semana.
 
O impacto nas propriedades rurais do interior de Colatina causado principalmente pela longa estiagem dos últimos dias poderia ter sido pior, se não fossem dois importantes projetos realizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural: a construção de caixas secas e o projeto de barragens.
 
As caixas são grandes buracos feitos em regiões de declive e que retém a água da chuva nos períodos chuvosos, alimenta o lençol freático, e evita problemas de erosão.  De acordo com a Secretaria, este projeto começou em 2009 e até agora já foram construídas mais de sete mil caixas em parceria com os produtores rurais do município.
 
São atendidas as regiões de São João Pequeno, Paul de Graça Aranha, Baunilha e a região de São Luiz da Barra Seca onde a Secretaria tem intensificado o trabalho de construção e manutenção das caixas. Mesmo assim, este método funciona como auxílio para um período de escassez de recursos hídricos.
 
Outra importante frente de atuação proposta pela Secretaria e que tem conseguido minimizar a carência dos reservatórios das pequenas propriedades, é a construção de pequenas barragens. Já são 25 reservatórios que desde 2010 tem colocado em ação o plano de prevenção e contenção a seca.
 
Desde a última semana representantes da Prefeitura de Colatina e do Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), estão se reunindo para avaliar os locais e os prejuízos causados pela estiagem. A previsão é de que um relatório seja apresentado até a próxima semana, e com ele, medidas poderão ser traçadas.
 
Texto: Jackson Guasti
Foto: PMC/Laércio Signorelli
_______
Prefeitura Municipal de ColatinaSecretaria Municipal de Comunicação SocialAv. Ângelo Giuberti, 343 – Esplanada – Tel.: 3177-7051
Propriedade rural.JPGPropriedade rural.JPG
340K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário