sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Mais de cinco mil quilos de uva serão comercializados durante a Festa da Uva e do Vinho em São Bento de Urânia, Alfredo Chaves


A comunidade de São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves, está contando os dias para realizar a tradicional Festa da Uva e do Vinho, que está na 49ª edição. A festa irá acontecer nos dias 02 e 03 de fevereiro, com escolha e desfile da rainha, shows, concursos e exposição. Este ano, segundo os organizadores, a expectativa é comercializar mais de cinco toneladas de uva durante os dois dias do evento.
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o distrito de São Bento de Urânia é responsável pela produção de 128 toneladas da fruta no município. As espécies mais cultivadas são Isabel precoce, niágara, violeta e bordô. Alfredo Chaves produz mais de 135 toneladas de uva por ano.
Dos 26 produtores do distrito, nove estão legalmente registrados para a fabricação de vinho de forma artesanal. Mais de 10 mil garrafas são produzidas na região.
Conforme o secretário de Agricultura, Antônio Carlos Petri, a produção deste ano vai superar as expectativas. “Pelo que estamos vendo nos parreirais, acreditamos que a produção será bem acima do ano anterior”, comemora.
O produtor Ceverino Bosato está otimista com a colheita. Bosato produz as espécies isabel e violeta, fabrica vinho seco e participa do concurso para escolher o melhor vinho durante a festa. O produtor foi vencedor nove vezes do concurso, nos 10 anos que participa. Em 2012, conquistou o primeiro lugar como melhor uva e melhor vinho seco. “Minha uva e o meu vinho foram premiados diversas vezes. O segredo e seguir a risca as técnicas agrícolas aconselhadas pelo Incaper e ter dedicação e cautela na poda do parreiral, na maturação do vinho e no engarrafamento”, disse. 
“A Festa da Uva e do Vinho é um evento importante porque valoriza a cultura e divulga os produtos da nossa região, além de incentivar o produtor”, disse o presidente da Associação de Moradores de São Bento de Urânia, Lauro Cebin. Segundo o chefe do Incaper local, Alciro Lamão Nazarino, o distrito de São Bento de Urânia concentra 70% da colheita do município.
Durante os festejos, os moradores da comunidade irão comercializar derivados da fruta como geleia, compotas, suco natural e o vinho, além e de outros serviços como almoço típico, salgados e churrasco a quilo.
A comunidade de São Bento de Urânia fica a 45 km da sede e é um dos maiores produtores de uva do município. Durante a visita, técnicos da Secretaria de Agricultura, juntamente com do Incaper, irão verificar os parreirais e orientar os produtores sobre correção do solo, irrigação e manuseio das videiras.
De acordo com o prefeito, Roberto Fiorin, a festa é tradicional na região e pretende reunir mais de cinco mil pessoas. “A Festa da Uva e do Vinho é um momento oportuno para conhecermos de perto as lavouras de uva e a rica cultura da região. Será uma festa muito animada”, convida.

Confira a programação:
Sábado (02/02):
14h- Desfile de micro tratores
16h- Torneio de Mora
20h- Desfile para escolha da Rainha Juvenil da 49ª Festa da Uva e do Vinho
22- Show com Musical Prateado (entrada franca).

Domingo (03/02):
09h- 1º Encontro de Trilheiros de São Bento de Urânia
10h- Celebração
11h- Abertura da Exposição de produtos típicos
12h- Entrega da premiação do Concurso de Uva e Vinho
13h- Danças culturais
14h- Moda de viola e show de calouros
16h- Sorteio da rifa beneficente de 02 motos Honda CG 125c 0 Km e 01 CRF 230 S 0 Km. Após, forró em praça pública.
2 anexos — Baixar todos os anexos   Exibir todas as imagens   Compartilhar todas as imagens  
Ceverino.JPGCeverino.JPG
3084K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
parreiral.JPGparreiral.JPG
2673K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário