terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Doação de sangue e medula óssea em Vila Velha



Texto: Emerson Cabral / Foto: Zanete Dadalto

Campanha de doação de Sangue na Praça Duque de Caxias - Hemoes e PMVV - Imagem: Zanete Dadalto
Nesta terça-feira (15) e quarta-feira (16) cidadãos de Vila Velha terão a oportunidade de ajudar a salvar vidas. Quem passar na Praça Duque Caxias, também conhecida como Praça do Titanic,  poderá doar sangue no ônibus do Hemocentro da Secretaria de Estado da Saúde (Hemoes). Além das doações de sangue, as pessoas têm a opção de se cadastrar como doadores de medula óssea. Com apenas 10 ml de sangue e os dados pessoais, o doador já está cadastrado em um banco de dados e poderá ser solicitado se algum paciente compatível necessitar.
A unidade móvel do Hemoes ficará na Praça Duque de Caxias das 8 às 16 horas recolhendo sangue, terça e quarta-feira (15 e 16 de janeiro). São esperadas 400 doações de sangue. A capacidade de cadastro para doação de medula óssea é ilimitada. Todo sangue recolhido passa por análises que verificam doenças e anemia.
Segundo o  gerente de avaliação e controle da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha, Carlos Amaral, a equipe que está trabalhando no ônibus do Hemoes conta com 12 pessoas entre enfermeiros, médico, técnicos de enfermagem e laboratório, além de voluntários da Associação Capixaba dos Amigos da Medula Óssea (Acamo). A unidade é equipada com oxigênio, respirador, mala de medicamentos lacrada e um carro com motorista fica a disposição para qualquer eventualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário