quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Colatina conta com Programa Antitabagismo que já apresenta bons resultados



 
Fumar causa muitos malefícios à saúde e, por conta disso, cada vez mais pessoas tentam abandonar o vício do cigarro. Infelizmente, muitas dessas pessoas não conseguem parar de fumar sozinhas e precisam de algum tipo de apoio. Para ajudar nessa questão, a Prefeitura Municipal de Colatina começou no final de novembro de 2012 um Programa Antitabagismo inédito no município.
 
O primeiro local onde foi implantado o programa foi na unidade de saúde do bairro Carlos Germano Naumann, onde é coordenado pela enfermeira Izabel Cristina Torezani. De acordo com ela, o programa começa com uma avaliação clínica, na qual é avaliado todo o histórico médico da pessoa e calculado seu nível de dependência. Após essa avaliação, começa as quatro sessões em grupo, uma por semana.
 
Nestas sessões, que são realizadas às quintas-feiras, às 8 horas, são apresentadas palestras e vídeos que mostram os males causados pelo cigarro. Além disso, as pessoas que participam do programa também contam suas próprias histórias de dependência. “O sistema do programa é feito justamente para que cada participante se ajude e todos consigam largar o cigarro”, explica a enfermeira Izabel.
 
O tratamento
Os pacientes também precisam estabelecer uma data para que parem de vez de fumar, podendo assim receber o auxílio do adesivo de nicotina, que não pode ser usado enquanto a pessoa está fumando. “Com o auxílio desse adesivo nós vamos diminuindo aos poucos a dependência de nicotina, fazendo com que o paciente não sofra os sintomas da abstinência. Por isso, é preciso que a pessoa não minta e pare realmente de fumar”, esclarece Izabel.
 
A primeira turma que participou do programa era formada por oito pessoas, mas apenas seis terminaram ao final de dezembro de 2012. De acordo com Izabel Torezani, as pessoas ainda devem voltar ao programa de 15 em 15 dias, durante o período de um ano. Essas visitas servem para que seja feito um acompanhamento e as pessoas não percam o incentivo de parar de fumar.
 
A próxima unidade de saúde a receber o Programa Antitabagismo será a unidade do bairro Columbia. Para participar, os interessados devem procurar uma dessas duas unidades e ter bastante comprometimento em seguir tudo que for estabelecido. Além disso, agentes de saúde dos dois bairros também percorrem a comunidade para identificar possíveis pessoas que queiram parar de fumar.
 
Texto: Felipe Storino
______
 
Prefeitura Municipal de Colatina
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Ângelo Giuberti, 343 – Esplanada – Tel.: 3177-7051

Nenhum comentário:

Postar um comentário