quinta-feira, 8 de novembro de 2012

São Mateus sedia 2º Encontro Sobre o Manejo Integrado da Fusariose da Pimenta do Reino


08/11/2012 - 10h12min

Assessoria de comunicação/Bandes
Jaqueline Coswosk Cosme é uma das produtoras do condimento
São Mateus, o maior produtor de pimenta do reino do Estado, sedia na nesta quinta-feira (08) o 2º Encontro Sobre o Manejo Integrado da Fusariose da Pimenta do Reino. O evento discutirá sobre as formas de controle do fungo da fusariose, que é a principal doença que acomete a cultura da pimenta do reino e compromete sua produção. Pesquisadores, produtores, compradores e diversos segmentos envolvidos com a cultura devem participar das atividades realizadas no Centro Comunitário da Comunidade Santa Terezinha, no município.

O Encontro já foi realizado também no ano passado e surgiu da necessidade de regular o uso indiscriminado do produto para controle da doença, o trichodermi. A fusariose causa a podridão das raízes e do pé de pimenta do reino e ainda não possui uma forma de contenção determinada. Objetivo do evento é justamente prestar assistência aos produtores que lidam com a doença, por meio de informações sobre métodos de controles mais eficazes e menos prejudiciais.

Para o chefe do escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Jorge Gomes Soares, a segunda edição do Encontro traz instruções que avançam no quesito da contenção do fungo: “O evento traz para os produtores as formas mais eficazes de evitar a incidência e amenizar os efeitos da doença. Eles aprenderão sobre o manejo integrado com outras práticas que já são realizadas nas propriedades e alcançam os melhores resultados no trabalho de contenção, como a dosagem mais adequada de trichodermi, por exemplo. Todos os resultados que estão sendo obtidos com as pesquisas sobre o assunto são compartilhados para o benefício do cultivo da pimenta do reino”.

A programação do evento, que é uma realização do Incaper, da Universidade Federal do Espírito Santo/Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ufes/Ceunes) e da Prefeitura Municipal de São Mateus é formada por palestras que abordam o controle da fusariose e também alguns aspectos gerais da cultura da pimenta do reino. É esperado um público de 120 pessoas, contando com produtores de municípios vizinhos. As atividades começam às 08h30 e terminam por volta das 15 horas.

São Mateus possui uma área de 1.800 ha plantados de pimenta do reino. Sendo o maior produtor do Estado, sua produção gira em torno de 4,5 toneladas por ano. A cultura da pimenta do reino está presente em propriedades de base familiar e configura-se como uma das principais atividades econômicas do município. Possui uma rentabilidade elevada, sendo vendida a R$ 12,00 o quilo e o período de colheita é diferente do café, o que possibilita o emprego de uma mão-de-obra comum nos dois cultivos.

Programação
08h30min – Abertura
09 horas – Importância socioeconômica da cultura no norte do ES
09h40min – Fusariose: histórico, importância e diagnose
10h20min – Intervalo
10h30min – Certificação da pimenta do reino
11h30min – Almoço
12h30min – Comportamento da fusariose em campo
13 horas – Condições do solo que favorecem a doença
13h30min – Controle biológico da fusariose
14 horas – Intevalo
14h30min – Manejo integrado da fusariose
15h10min – Práticas de campo: Manuseio e aplicação Trichodermi; Diagnóstico da doença em campo; Resultados experimentais.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Mariana Bergamini
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário