Carlos Antolini

Encontro debateu ações para amenizar os efeitos das fortes chuvas que atingiram a capital
O prefeito João Coser convocou uma reunião extraordinária nesta quarta-feira (07) para monitorar os impactos causados pelas chuvas que afetaram a cidade. Durante o encontro os secretários de Serviços, Obras, Gestão Estratégica, Comunicação, representante do Programa Terra Mais Igual, além dos engenheiros das regionais, da Defesa Civil e técnicos da Prefeitura de Vitória relataram a situação da cidade e as medidas implementadas.
Após o diagnóstico o prefeito orientou que as ações permanentes fossem potencializadas. "As equipes devem fortalecer os cuidados de rotina e trabalhar em conjunto, intensificando a limpeza de galerias, manilhas e bocas de lobo. Todas as secretarias estão em alerta, e devem priorizar ações que preservem a vida das pessoas", disse.
Durante o período mais crítico da chuva, a equipe da Defesa Civil circulou pela cidade. Entretanto, nenhuma ocorrência grave foi registrada. Outra medida adotada foi o envio do efetivo dos agentes de trânsito para orientação aos motoristas e organização em pontos de retenção de trânsito e alagamentos, identificados, em tempo real, por meio da Central de Videomonitoramento.
Volume de chuva
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) informou que o volume de chuva na manhã desta quarta-feira foi de 145 milímetros, o que representa mais da metade do previsto para todo o mês de novembro. Outro fator de influência nos impactos causados pela chuva é a maré alta, que aumenta o risco de enchentes.
Investimentos
Marcos Salles

A obra de macrodrenagem na região de Maruipe visa reduzir os alagamentos em 17 bairros
A Prefeitura de Vitória investe em importantes obras que minimizam os efeitos das chuvas, definidas no Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU). O PDDU tem como finalidade identificar as principais áreas de alagamentos e apontar soluções para redução de riscos. Com o PDDU, o planejamento de intervenções na área de infra-estrutura urbana torna-se mais eficaz. O Plano integra-se também aos Planos de Esgotamento Sanitário, Resíduos Sólidos, Diretor Urbano (PDU) e de Redução de Riscos.
As principais obras em andamento são as de macrodrenagem das bacias Orla e Norte Sul, em Jardim Camburi, com previsão de conclusão para dezembro desse ano, e a da região de Grande Maruípe, ambas priorizadas em Orçamento Participativo. Juntas, irão beneficiar mais de 100 mil moradores de Vitória em 18 bairros da cidade.
Com edição de Matheus Thebaldi
Nenhum comentário:
Postar um comentário