quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Municípios do ES são os maiores produtores de café do país, diz IBGE






Amanda Monteiro
Do G1 ES


Municípios do ES são os maiores produtores de café do país
Os municípios de Jaguaré, Vila Valério e Sooretama são, respectivamente, 1º, 2º e 3º colocados no ranking nacional de produtores de café, segundo a pesquisa de Produção Agrícola Municipal (PAM) de 2011, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta semana. A pesquisa mede as variáveis fundamentais da safra dos 64 principais produtos  de lavouras temporárias e permanentes da agricultura nacional, com detalhamento municipal.
O Espírito Santo é o segundo maior produtor de café do país, segundo IBGE. O município de Jaguaré, na região Nordeste, foi o maior produtor, com 39,9 mil toneladas, seguido de Vila Valério, no Centro-Oeste, com 39,4 mil toneladas e Sooretama, na região do Rio Doce, com 32,6 mil toneladas. No ranking nacional, ainda se destacam os municípios de Nova Venécia, Linhares, Pinheiros e Rio Bananal como 5º, 7º, 8º e 10º colocados, respectivamente.
Com 26,3% de participação na produção nacional, o estado apresenta predominância da espécie canephora (conilon e clones). Segundo o IBGE, "desde o final de 2010, as condições meteorológicas estiveram francamente favoráveis e a produção total do estado (arábica + conilon) fechou a safra de 2011 com um aumento de 15%, 709.496 toneladas (11,8 milhões de sacas), fruto do rendimento médio de 25,3 sacas por hectare, o maior do país, consideradas as duas espécies em conjunto". Houve uma diminuição da área colhida (-1,3%) e o valor da produção no estado aumentou 68%, passando de R$1,8 bilhão em 2010 para R$ 3,7 bilhões em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário