segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Campanha Outubro Rosa realizou 1,7 mil preventivos EM VILA VELHA



Texto: Patricia Arruda / Foto: Eduardo Ribeiro

Exames preventivos de segunda à sábado durante Outubro Rosa - Imagem: Lucas Lusher
A campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo alertar a mulher para a detecção precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero, foi um sucesso nas Unidades de Saúde de Vila Velha. Ao todo, cerca de 1.700 mulheres colocaram a saúde em dia, fizeram a coleta do preventivo e pediram encaminhamentos para exame de mamografia.
Durante todo o mês de outubro, as unidades abriram aos sábados ou estenderam o horário de funcionamento para atender às mulheres de Vila Velha. Além do preventivo, foram oferecidos serviços como aferição de pressão, glicemia capilar e avaliação nutricional. A secretária de saúde do município, Joanna De Jaegher, destaca a importância da prevenção dessas duas doenças, ainda responsáveis por um alto índice de mortalidade.
“O câncer de mama e o câncer do colo do útero são os mais frequentes entre as mulheres. São doenças que, se descobertas em seu estágio inicial, apresentam grandes chances de cura. No Brasil, são quase cinco mil vitimas fatais e 18.430 novos casos por ano. Em Vila Velha, estamos conseguindo abaixar o índice de morte. Em um ano reduzimos quase 15% e 6,6 % as taxas de mortalidade por câncer de colo do útero e de mama, respectivamente”, destacou Jaegher.
Quem não fez o preventivo durante a campanha “Outubro Rosa” e está há mais de um ano sem passar pelo procedimento não precisa se preocupar. Basta procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, agendar a consulta com o ginecologista e fazer a coleta do preventivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário